sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Saiba como fazer tapioca funcional

Uma boa opção para o café da manhã, como lanche salgado e até sobremesa é a Tapioca!
Além de ser um alimento tipicamente brasileiro, a mandioca é muito rica em fibras, que ajuda a diminuir o índice glicêmico e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas. 

Foto: Uma boa opção para o café da manhã é a Tapioca! ☝️Além de ser um alimento tipicamente brasileiro, a mandioca (raiz tuberosa da onde é extraída a tapioca) é muito rica em fibras, que ajuda a diminuir o índice glicêmico e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas. 󾥳 A tapioca é uma opção saudável, pois na sua fabricação não são adicionados conservantes e nenhum aditivo químico. 󾍇 Uma dica é intercalar com o pão, omelete ou qualquer outra opção do seu dia a dia, para que você tenha uma maior oferta de nutrientes! 󾌫 Próximos posts receitas de tapioca com recheios saudáveis! --- Receita 󾥳 Tapioca Funcional 󾥳 Ingredientes 󾭶2 colheres de sopa cheias de goma de tapioca hidratada 󾭶1 colher de chá de chia 󾍇 Dica: utilize uma panela antiaderente, dessa forma, não é necessário untar! Preparo 󾮜 Em uma frigideira, peneirar a tapioca e salpicar a chia. Troque o lado da tapioca apenas quando ela estiver firme para virar. ✏️ Opções de Recheios Saudáveis 󾭶Ovo caipira mexido com ervas 󾭶Cottage lacfree com sal do Himalaia + azeite + ervas 󾭶Pastinha de Homus 󾭶Geléia de frutas sem adição de açúcar #repost From @andreasantarosa 

 A tapioca é uma opção saudável, pois na sua fabricação não são adicionados conservantes e nenhum aditivo químico. Uma dica é intercalar com o pão, omelete ou qualquer outra opção do seu dia a dia, para que você tenha uma maior oferta de nutrientes! 
 No nordeste é fácil encontrar a goma fresca, matéria-prima da tapioca, mas em outras regiões é possível fazê-la a partir do povilho. Entre a goma para a tapioca doce ou salgada não há muita diferença, mas é possível adicionar uma pitada de sal à mistura.

 Como fazer uma  Tapioca Funcional 

- Ingredientes 2 colheres de sopa cheias de goma de tapioca hidratada, 1 colher de chá de chia
 Dica: utilize uma panela antiaderente, dessa forma, não é necessário untar!

 Preparo
Em uma frigideira, peneirar a tapioca e salpicar a chia. Troque o lado da tapioca apenas quando ela estiver firme para virar. O recheio deve ser adicionado sobre a tapioca ainda no fogo, geralmente sendo colocado apenas de um lado da goma.

Sobrou tapioca? Quando ainda está em forma de blocos a goma pode ser congelada, já na versão ralada deve ser mantida na geladeira, com duração entre três e 10 dias.



✏️ Opções de Recheios Saudáveis 
Ovo caipira mexido com ervas 
Cottage lacfree com sal do Himalaia + azeite + ervas 
Pastinha de Homus 
Geléia de frutas sem açúcar

Confira sugestões de recheio dos chefs:

Tapioca Light
Duas fatias de peito de peru, duas fatias de queijo fresco e uma rodela de tomate temperado com azeite, orégano e sal.

Outras opções:

Tapioca Banana e Chocolate
Uma banana nanica picada e uma base de sobremesa de chocolate.

Tapioca de goiabada com coco
Cubra metade da tapioca com goiabada cascão e adicione coco ralado por cima.

Tapioca de carne seca com queijo coalho
Cubra metade da tapioca com queijo coalho e espalhe carne seca por cima.

Tapioca com calda de morango
Aqueça 60 ml de água e acrescente 80g de açúcar e 200g de morango fatiado. Cozinhe até chegar ao ponto de calda. Coloque uma colher de sopa de papoula ou gergelim sobre a frigideira antes de colocar a massa de tapioca. Espalhe a calda sobre metade da tapioca e adicione uma colher de sopa de raspas de chocolate.


Fonte: - Nutricionista Andrea Garcia Santa Santa 
- Culinária Terra 


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segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Verão Saudável - Vamos secar?

Bom dia! Vamos secar? Que tal um UP no abs? O post de hoje é sobre emagrecimento saudável, diminuição de gordura, definição. Espero que curtam o post! Deixem seus comentários ;)

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Para emagrecer, torna-se necessário disciplina!
✔️Listei 10 ítens que julgo como essenciais para alcançar esse objetivo! 
1-Não pule o café da manhã. Essa refeição é importante para ativarmos nosso metabolismo e iniciarmos o dia bem dispostos. 
2-Tenha uma boa qualidade de sono. Pessoas que não dormem bem tendem a se sentirem mais cansadas (não se exercitam) e vivem num estado de estresse crônico (o que predispõe ao acúmulo de gordura). 3-Faça musculação. Em toda e qualquer dieta hipocalórica, a tendência é perder massa muscular. Com a musculação, minimizamos essa perda, evitando uma queda brusca do metabolismo. 
4-Coma pequenas e diversas refeições ao longo do dia. Não fique mais de 3 horas em jejum. 
5-Dê preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico. Eles evitam picos de insulina, reduzindo o acúmulo de gordura. 
6-Encare a comida como um alimento. Ou seja, procure oferecer o que há de melhor e mais saudável para seu corpo. Ele merece! 
7-Beba bastante água ao longo do dia. A maioria das reações do nosso corpo ocorrem imersas nesse meio. 8-Fuja das dietas radicais. Nada que é radical é bom e isso vale para qualquer coisa em nossa vida. 

Moderação! De vez em quando, comer algo gostoso e que nos dá prazer, também é saudável! 
9-Não fique horas intermináveis na academia. A maioria dos estudos demonstra que o que dá resultado são treinos curtos e intensos! Nada de parar para conversar com aquela amiga...rs. Faça isso qnd tiver finalizado o treino. Pausas prolongadas não combinam com um treino intenso. 
10-O verdadeiro emagrecimento ocorre de forma lenta e gradativa. Só assim é possível manter o peso depois. Portanto, paciência!

E a barriguinha?
Quem não deseja ter uma barriga sequinha para exibir por aí?
Hoje a dica é para quem não sabe o que deve fazer para manter a barriga assim. O que inicialmente devemos entender é que existem dois inimigos de uma barriga sequinha, e a alimentação deve trabalhar no sentido de eliminar esses dois inimigos.

O primeiro deles são os alimentos que aumentam a deposição de gordura abdominal e o segundo são os alimentos que pioram o aspecto da barriga.
 Você já deve ter percebido que em certos períodos ela parece maior e isso nem sempre acontece pela ingestão aumentada, basta a escolha errada dos alimentos.
Evitar carboidratos simples, alimentos de difícil digestão e melhorar a mastigação seriam três dicas básicas e infalíveis.‼️ Os carboidratos simples como o pão branco, a batata inglesa, o macarrão, o cereal matinal à base de milho, a granola com açúcar, e as bebidas alcoólicas geram um pico de insulina no sangue que facilita a deposição de gordura na barriga.
Para diminuir a produção de insulina, também é importante incluir alimentos integrais no cardápio e optar pelos carboidratos complexos como inhame, aipim e batata doce.
Mastigar bem os alimentos, evitar líquidos durante as refeições e diminuir a ingestão de açúcar e lactose ajudam a diminuir o aspecto de inchaço tão indesejado.
Além disso, evitar alimentos que demorem mais tempo para serem digeridos como as carnes vermelhas também é uma boa opção.
Prefira sempre alimentos de fácil digestão como frutas e verduras. Incluir a lentilha, o grão-de-bico e os sucos verdes diariamente também são uma boa estratégia, esses alimentos são ricos em magnésio e melhoram o transito intestinal facilitando a digestão.
Lembrando que o instagram é apenas um veículo de dicas gerais, então quantidades somente seu nutricionista poderá definir. 

Créditos dos Textos:@dra.silviafonseca
@vanessabaadnutri 


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