terça-feira, 17 de junho de 2014

MULHERES E O TREINAMENTO DE TRONCO

MULHERES E O TREINAMENTO DE TRONCO
por: Prof. Eder Lima

 

Preconceito e pré-conceito! Só podem ser essas as causas para que eu AINDA ouça tanto... Prof. Eder, NÃO QUERO “malhar” braços, porque não quero ficar musculosa! Ai ai ai...dai-me paciência SENHOR! Mas eu dou um grande desconto nessa hora em função principalmente da DESINFORMAÇÃO imperante no mercado. Mas será que é mesmo desinformação por falha apenas de profissionais não tão capazes ou as meninas têm preguiça de se informar melhor? Afinal as fotos de atletas olham, não é? E TODAS sem exceção adoram o corpo dessas da cintura para baixo. Outro detalhe, muitas ainda não entendem a diferença da DEFINIÇÃO PARA COMPETIÇÃO de como esta se mantém ao longo do resto do ano. 


Meninas, quantas vezes já repeti que O TREINAMENTO SERÁ SEMPRE ADEQUADO AOS TEUS OBJETIVOS E TEUS PRÓPRIOS HORMÔNIOS NÃO PERMITIRÃO QUE FIQUEM EXTREMAMENTE MUSCULOSAS. Além desse fato hormonal, outro detalhe IMPORTANTÍSSIMO parecer passar despercebido; o quão difícil é manter-se em um estado propenso ao ganho de massa muscular.


É fato que individualmente em particular pela raça e biotipo, temos tendências diferentes em onde acumular maior quantidade de gordura. A brasileira em sua maioria tem a tendência de um maior acúmulo de gordura da cintura para baixo, mas também não são poucas que tendem a acumular mais no tronco, (especialmente nas costas) e braços. E aquelas que possuem essa tendência natural em acumular gordura nos braços são as mais “NEURADAS” e até certo ponto devo concordar com essas, pois qualquer centímetro a mais de braços por ganho de massa, mas magra escondida sob uma grossa capa de gordura, visualmente temos a sensação que está mais gordo ainda! Entramos aqui no velho problema em se baixar o máximo a gordura corporal.


AGORA É HORA DA MÁ NOTÍCIA! Pois bem, ESQUEÇAM ESSE SONHO SE VOCÊS NÃO TREINAREM AO MENOS O NECESSÁRIO O TRONCO E OS BRAÇOS! O treinamento destes é IMPERATIVO para a força de sustentação postural global e sem essa o treino dos membros inferiores será prejudicado ou uma lesão (coluna e ombros) aparecerá em breve. ATENÇÃO NOVAMENTE! ALGUÉM ME OUVIU FALAR EM HIPERTROFIA DE TRONCO E BRAÇOS? Acho que não!
O treinamento da musculação seja em que nível for, busca o desenvolvimento de um corpo esteticamente harmônico, “AQUELE ONDE PREVALECE O EQUILÍBRIO E A SIMETRIA ENTRE MEMBROS SUPERIORES, INFERIORES E O TRONCO, SEM QUE NENHUM GRUPO MUSCULAR SE SOBRESSAIA DE MANEIRA EXAGERADA SOBRE OS DEMAIS. CONTUDO, NUM CORPO FEMININO É BASTANTE ACEITÁVEL UM LIGEIRO DESEQUILÍBRIO EM FAVOR DE COXAS, GLÚTEOS E PANTURRILHAS”. Dessa forma e mais uma vez o treinamento deverá ser rigorosamente adequado ao biotipo primário da mulher. Um simples errinho aqui pode resultar num corpo totalmente fora de proporção entre as partes. IMAGINEM QUE “LINDO” QUE VAI FICAR? CREDO!
O “GRANDE BARATO” da musculação é criar uma ilusão de perfeição! Onde através de como e onde se coloca um pouquinho a mais de massa muscular literalmente corpos são “esculpidos”. Querem um exemplo? (OBSERVE A FOTO ILUSTRATIVA DESSE ARTIGO) Suponhamos que uma mulher com um alto componente de ECTOMORFIA apareça para treinar, o que fazer em linhas gerais? Ora, o ectomorfo tem como características morfológicas ombros estreitos praticamente com a mesma largura dos quadris e pouca linha de cintura. Trocando em miúdos, observa-se um corpo longilíneo de formas retas e onde estão as CURVAS? Ora, vamos criar a ILUSÃO dessas. Obviamente a batalha é árdua, mas ao darmos o melhor volume para panturrilhas, coxas e glúteos, tomamos o máximo de cuidado para não gerar nenhum hipertrofia a mais de abdômen (estragando ainda mais a linha de cintura), ao darmos um pouco de volume às costas e ombros, PRONTO! Criamos a sensação de um lindo corpo curvilíneo! Ahhh, mas vocês não sabem como os biotipos influenciam na estruturação do treinamento?

 Assim sendo, o professor/treinador deve ter absoluta certeza de estar aplicando o treinamento e dieta adequada ao biotipo primário de modo a conduzir sua trainee/atleta ao SEU CORPO ESTETICAMENTE HARMÔNICO!
RESUMO DA ÓPERA: INFORMAÇÃO E SABER FAZER É TUDO!
BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Um pouco sobre alimentos termogênicos

Um pouco sobre alimentos termogênicos

por: Priscila Di Ciero - Pós-graduada em Nutrição Esportiva

Os alimentos termogênicos são aqueles que consomem maior quantidade de energia e calorias para realizar a digestão.

Eles possuem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, podendo ajudar na queima de gordura corporal.
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações, e um Nutricionista pode ajudá-lo.
Gengibre, pimenta vermelha e chá verde estão entre os termogênicos mais conhecidos! Além da substância cafeína (presente no café, no mate, etc.), guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais como a do óleo de coco, a gordura ômega-3 (presente em peixes de água fria, linhaça), o CLA - ácido linolêico conjugado - nutriente encontrado na carne bovina, na carne de peru e em laticínios - e a canela. Algumas dessas substâncias podem, inclusive, estar presentes em suplementos voltados para esportistas e atletas, com intuito de melhorar a performance.
Porém, nenhum alimento faz milagre sozinho. É necessária a prática de atividade física regular associada a uma nutrição balanceada e adequada ao estágio de vida e rotina. Para garantir que a inclusão desses alimentos seja segura e eficiente, é necessário o acompanhamento de um Nutricionista, ok?
O exagero no consumo de alguns desses alimentos termogênicos pode levar ao surgimento de sintomas como: dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos, indivíduos com problemas cardíacose que tomem algumas medicações devem redobras os cuidados!!!
Fique esperto! Boa dieta e bons treinos!

 

 

domingo, 15 de junho de 2014

Torcida Feminina na Copa

Copa do Mundo, mulherada antenada no futebol procura atualizar seus looks para ficarem prontas para torcer para a nossa seleção em cada jogo.

Os looks para torcer não são úteis apenas para quem vai aos estádios, mas para qualquer mulher que deseje estar no clima da Copa em qualquer lugar em que for assistir as competições.

Para nós, brasileiras, vale a pena investir em looks usando as cores da bandeira do Brasil: azul, verde, amarelo e branco e dosar o uso desses tons conforme o traje escolhido.

Look 1: Estádio

Para ir ao estádio, o ideal é usar a camisa da seleção. Mas, se você não tiver uma, opte por uma blusinha amarela. Combine com um shorts fresquinho e use um calçado confortável, como um tênis ou sapatilha. Aposte nos adereços, como perucas verde amarelo e pinturas no rosto. Nesse ambiente vale tudo, abuse da criatividade. E lembre-se: em algumas cidades onde os jogos serão realizados, o clima já estará mais fresquinho, e nesses casos, é importante contar com uma opção de look de inverno.

Look 2: Festas informais

Para um barzinho ou churrasco para ver os jogos com os amigos, vale apostar em um look fresquinho e arrumado. Vestidos soltos e shorts jeans com regatinhas são boas opções. O salto é opcional e depende do ambiente onde você irá assistir o jogo, se preferir, use uma rasteirinha ou sapatilha.

Look 3: Trabalho

Se você vai assistir aos jogos do Mundial em um ambiente formal, como o seu trabalho, a solução é apostar em um look sóbrio que traga uma ou duas cores de bandeira para entrar no clima. Combinações com azul marinho ficam super formais e não fogem do tema.

Look 4: Noite

Nos dias em que você for comemorar os resultados do Brasil em uma balada ou festa noturna, capriche no look com elementos nas cores da bandeira. O amarelo pode ser usado até mesmo totalmente no look, com uma saia e uma camisa. E por que não um vestidinho verde? Invista também nos maxi colares com pedras coloridas para dar ainda mais vida e glamour ao look.

Torcida feminina brasileira

Nas torcidas nos estádios, as camisas oficiais da seleção são praticamente uma obrigação. Mas há também looks para encantar. Vejam alguns looks que escolhi (a última sou eu rs).





  http://photos-a.ak.instagram.com/hphotos-ak-xpa1/923660_1479782715592552_1829977260_n.jpg


Maquiagem




Unhas




fonte: www.dicasdemulher.com.br
www.supervaidosa.com 
Fonte das fotos: google.com

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Erros de Treino cometidos por mulheres


Hoje tem post do @cassianoteixeira_ct  Personal Trainer





http://photos-b.ak.instagram.com/hphotos-ak-xpa1/928562_511614585610153_1374898674_n.jpg

Tirando as diferenças hormonais, mulher e homem, quando o assunto é treinamento resistido, são muito semelhante e até hoje  devido a falta de informação, instrução ou por pensamentos preconcebidas sobre treino, pecam na hora de treinar e assim não atingindo seus objetivos dentro da academia.
 
1 – Excesso de aeróbicos

Um cenário de 90% das mulheres pensam que aeróbicos e as vertentes como aulas mirabolantes com músicas altas e luzes de boate lhe darão a boa forma e um corpo esculpido, e que independente de qualquer coisa os resultados  aparecerão. QUE ENGANO!!. Entendam, apenas aeróbicos não farão milagre na redução do % de gordura, pelo contrário, o excesso fará você perder massa muscular (muita) e gerar flacidez corporal (muita) criando aquele famoso aspecto de “falsa magra”.
 
 
 
Solução:
Se o objetivo for perda de gordura, em vez de aeróbicos, (somente aeróbio)  o seu principal foco deverá ser a dieta, ela será capaz de gerar a maior perda de gordura ,  e através da manipulação dos macronutrientes e de um treino bem desenvolvido de musculação, evitará que a massa muscular seja perdida durante o percusso, ou melhor,  seu corpo não irá virar uma maria-mole.
 
 
 
2 - Medo de músculos
 
A histórica lenda de que mulheres não podem ou melhor e o mais preocupante é que existe ainda instrutores que são proibidas de  treinar pesado com pesos, pois do contrário ficarão gigantes, mutantes, grotescas, aterrorizantes, seres de outro mundo com uma montanha de músculos. Meu povo, não existe absolutamente nada disso, a não ser que essa mulher tenha alguma disfunção hormonal genética e produza a mesma quantidade de testosterona que nós homens produzimos, (bem pouco provável e muito raro esse cenário) tirando isso, você não vai conseguir ficar monstruosa e outro ser do planeta dos marombeiros intergaláticos,  mesmo treinando o mais pesado possível. Raciocine, homens a 10000 de anos lutam, desmaiam, gritam e se matam pra ganhar 1kg de massa magra (músculos)  e a maioria  falham e desistem em ficarem "mutantes". E você mulherzinha acha que vai ganhar músculos, fácil?, então não adianta usar essa historinha pra treinar  com pesinhos de borracha e coloridinhos.
 
Solução:
Assim como homens, treine pesado e visando o progresso de cargas, somente desta maneira será possível conquistar o corpo desejado.    Cassiano Teixeira
@cassianoteixeira_cr
Esp. Emagrecimento, Fitness, Competição e Body Design. Uberlândia MG - Coach ONLINE cassianoteixeiratreinador@hotmail.com CREF: 007-105-P/MG




 

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