sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Saiba como fazer tapioca funcional

Uma boa opção para o café da manhã, como lanche salgado e até sobremesa é a Tapioca!
Além de ser um alimento tipicamente brasileiro, a mandioca é muito rica em fibras, que ajuda a diminuir o índice glicêmico e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas. 

Foto: Uma boa opção para o café da manhã é a Tapioca! ☝️Além de ser um alimento tipicamente brasileiro, a mandioca (raiz tuberosa da onde é extraída a tapioca) é muito rica em fibras, que ajuda a diminuir o índice glicêmico e em vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso central e doenças cardíacas. 󾥳 A tapioca é uma opção saudável, pois na sua fabricação não são adicionados conservantes e nenhum aditivo químico. 󾍇 Uma dica é intercalar com o pão, omelete ou qualquer outra opção do seu dia a dia, para que você tenha uma maior oferta de nutrientes! 󾌫 Próximos posts receitas de tapioca com recheios saudáveis! --- Receita 󾥳 Tapioca Funcional 󾥳 Ingredientes 󾭶2 colheres de sopa cheias de goma de tapioca hidratada 󾭶1 colher de chá de chia 󾍇 Dica: utilize uma panela antiaderente, dessa forma, não é necessário untar! Preparo 󾮜 Em uma frigideira, peneirar a tapioca e salpicar a chia. Troque o lado da tapioca apenas quando ela estiver firme para virar. ✏️ Opções de Recheios Saudáveis 󾭶Ovo caipira mexido com ervas 󾭶Cottage lacfree com sal do Himalaia + azeite + ervas 󾭶Pastinha de Homus 󾭶Geléia de frutas sem adição de açúcar #repost From @andreasantarosa 

 A tapioca é uma opção saudável, pois na sua fabricação não são adicionados conservantes e nenhum aditivo químico. Uma dica é intercalar com o pão, omelete ou qualquer outra opção do seu dia a dia, para que você tenha uma maior oferta de nutrientes! 
 No nordeste é fácil encontrar a goma fresca, matéria-prima da tapioca, mas em outras regiões é possível fazê-la a partir do povilho. Entre a goma para a tapioca doce ou salgada não há muita diferença, mas é possível adicionar uma pitada de sal à mistura.

 Como fazer uma  Tapioca Funcional 

- Ingredientes 2 colheres de sopa cheias de goma de tapioca hidratada, 1 colher de chá de chia
 Dica: utilize uma panela antiaderente, dessa forma, não é necessário untar!

 Preparo
Em uma frigideira, peneirar a tapioca e salpicar a chia. Troque o lado da tapioca apenas quando ela estiver firme para virar. O recheio deve ser adicionado sobre a tapioca ainda no fogo, geralmente sendo colocado apenas de um lado da goma.

Sobrou tapioca? Quando ainda está em forma de blocos a goma pode ser congelada, já na versão ralada deve ser mantida na geladeira, com duração entre três e 10 dias.



✏️ Opções de Recheios Saudáveis 
Ovo caipira mexido com ervas 
Cottage lacfree com sal do Himalaia + azeite + ervas 
Pastinha de Homus 
Geléia de frutas sem açúcar

Confira sugestões de recheio dos chefs:

Tapioca Light
Duas fatias de peito de peru, duas fatias de queijo fresco e uma rodela de tomate temperado com azeite, orégano e sal.

Outras opções:

Tapioca Banana e Chocolate
Uma banana nanica picada e uma base de sobremesa de chocolate.

Tapioca de goiabada com coco
Cubra metade da tapioca com goiabada cascão e adicione coco ralado por cima.

Tapioca de carne seca com queijo coalho
Cubra metade da tapioca com queijo coalho e espalhe carne seca por cima.

Tapioca com calda de morango
Aqueça 60 ml de água e acrescente 80g de açúcar e 200g de morango fatiado. Cozinhe até chegar ao ponto de calda. Coloque uma colher de sopa de papoula ou gergelim sobre a frigideira antes de colocar a massa de tapioca. Espalhe a calda sobre metade da tapioca e adicione uma colher de sopa de raspas de chocolate.


Fonte: - Nutricionista Andrea Garcia Santa Santa 
- Culinária Terra 


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