terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dicas para entrar em forma até o verão

 New Millen dá dicas para entrar em forma até o verão
A Nutricionista Rita Cherutti e educador físico Alex Souto Maior falam sobre os cuidados com a alimentação, suplementação e atividade física para a perda de peso e ganho de massa muscular
Alimentação equilibrada, suplementos alimentares e exercícios físicos são os grandes aliados de quem pretende entrar em forma para o verão. O corpo só começa perder peso quando o gasto de energia se torna superior às calorias consumidas, por isso é importante seguir uma dieta balanceada, que não seja pobre em nutrientes, e ter uma rotina ativa. Fazer o controle do que é consumido não significa se restringir de tudo e nem permanecer horas em jejum, já que essas atitudes não contribuem para a perda de medidas, pelo contrário, afetam a saúde e desaceleram o metabolismo.
No entanto, pela falta de tempo devido à correria do dia a dia e pelas necessidades metabólicas individuais de cada pessoa, nem sempre nem sempre é possível atingir a recomendação diária de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por isso, a suplementação é interessante para ajudar a complementar tais necessidades, podendo ser mais eficiente em alguns momentos do dia para aqueles que precisam de um maior aporte de nutrientes.
De acordo com a nutricionista esportiva, Rita Cherutti, para potencializar a queima de gordura os termogênicos são os mais indicados, já que colaboram para a elevação da temperatura corporal e, consequentemente, do gasto energético. A maioria dos suplementos termogênicos tem cafeína, capaz de oxidar mais gordura ao agir em receptores que favorecem a mobilização da gordura estocada no tecido adiposo para a produção de energia, além de colaborar para melhorar o rendimento do treino. Pessoas sensíveis à cafeína devem ter cuidado ao consumir termogênicos, sendo necessária a indicação de um profissional.
Os BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada) ajudam a estimular processos indispensáveis para o ganho de massa magra e perda de gordura, já que evita que o corpo busque energia nos músculos ao criar condições ideais para que ele possa queimar a gordura durante o treino. Outro aminoácido importante é a creatina, pois participa da produção de energia para esforços intensos de curta duração, potencializando o treino. A creatina colabora para a recuperação de forma mais eficiente, além de favorecer a hipertrofia.
A inflamação e a oxidação são necessárias para uma melhor resposta hipertrófica. No entanto, é preciso um equilíbrio e controle desses processos pelo organismo. Sendo assim o consumo de suplementos à base de ômega-3, em proporção adequada ao ômega-6, é indicado para essa finalidade, especialmente para a perda de peso. “Além disso, esse nutriente também auxilia no gasto energético e proporciona sensação de saciedade, além de ajudar na vasodilatação e redução do colesterol ruim”, afirma a nutricionista.
Outro suplemento que pode colaborar para as pessoas que querem entrar em forma para o verão é o whey protein, já que as proteínas são essenciais para a regeneração de tecidos, como músculos, pele, unhas e cabelo, além ajudar no aumento da massa e definição muscular. Garantir o aporte de proteínas permite que o organismo trabalhe corretamente e, consequentemente, gaste mais energia, o que pode potencializar a queima de gordura.
“A recomendação diária para o consumo de cada um desses suplementos depende da individualidade, por isso, para melhor resultado sem prejuízos à saúde, é fundamental o acompanhamento de um profissional capacitado para avaliar as necessidades de cada um”, alerta Rita.
Para melhorar a perda de peso e a definição muscular, além da alimentação adequada, os exercícios físicos são essenciais, principalmente os que colaboram para a queima da camada de gordura. De acordo com o educador físico, Alex Souto Maior, a combinação entre exercícios aeróbios e de força é ideal para a perda de peso e tonificação. 
“Treinos intervalados (HIIT) de corrida ou natação, por exemplo, com tiros de alta intensidade intercalados com descansos permitem um gasto calórico alto, além de melhorar o condicionamento cardiovascular”, conta Alex. Nos anaeróbios, independentemente do número de repetições, é preciso chegar aos últimos movimentos com sentindo dificuldade. “Treinar com intensidade e não fazer repetições além do necessário é fundamental para chegar ao resultado esperado”, recomenda o educador físico.
É preciso atenção à postura e a cada movimento do exercício para evitar dores e lesões que podem prejudicar o treino. “Ficar encurvado ou com os ombros caídos pode danificar a coluna”, alerta o profissional. O ajuste nos aparelhos também deve ser individual. “Vale lembrar que os maiores problemas acontecem quando há uma carga mais elevada com a postura incorreta. Preocupe-se em fazer o exercício corretamente para diminuir a chance de lesão e correr o risco de ficar afastado dos treinos, justamente nessa época pré-verão”, completa Alex.
A hidratação do corpo é um ponto essencial para não prejudicar o rendimento e a saúde, sendo que a quantidade na ingestão de líquidos depende da atividade. Com o suor, ocorre a perda de água e nutrientes como sódio e potássio, por isso, em exercícios de longa duração, como corridas, o consumo de bebidas com vitaminas e sais minerais ajuda a repor essa perda. A água de coco e isotônicos são boas opções. Além disso, é preciso tomar pelo menos dois litros de água por dia, pois, além de manter a saúde, também colabora na perda de peso.
Com esses cuidados e o acompanhamento de profissionais capacitados, a preparação para o verão está garantida. “Para manter a saúde em dia e o corpo em forma, faça desses cuidados uma rotina, aproveite o pique para o verão e mantenha essa rotina ao longo do ano também”, finaliza Alex.
Rita Graziela Cherutti, nutricionista especialista em Psicologia e Nutrição Esportiva, mestre em Medicina pela UFRGS e coach de atletas em alimentação e qualidade de vida. Pesquisadora em Transtornos de Humor e Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica.
Alex Souto Maior, educador físico, doutor em Fisiologia, mestre em Engenharia Biomédica e especialista em treinamento de força.


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Um comentário:

  1. Amei as dicas, Lory!Sou nova por aqui e estou em lutando para diminuir o percentual de gordura. Não tenho mto pra perder, mas parece que quanto menos a gente tem, mas difícil.

    Beijinhos

    www.tititietrelele.com

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