quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Nutrição adequada garante cabelos saudáveis

Nutrição adequada garante cabelos saudáveis
Por Nutricionista Alessandra Luglio
 
 O consumo de algumas vitaminas e minerais colabora para a manutenção da beleza e saúde dos fios

 
 Para manter os cabelos sempre saudáveis e bonitos é preciso uma alimentação equilibrada, já que alguns nutrientes são essenciais para o fortalecimento dos folículos do couro cabeludo, por onde crescem os fios.  O cabelo é formado pela queratina, a mesma proteína que forma as unhas. Biotina, zinco, selênio e silício são alguns dos nutrientes que colaboram para a saúde dos fios.

A biotina é uma vitamina do complexo B conhecida como aliada dos cabelos saudáveis, já que atua como cofator para a síntese de queratina, uma proteína essencial para a integridade dos fios. Essa vitamina ainda pode prevenir o aparecimento dos fios brancos, e sua carência aumenta o risco de oleosidade e queda dos cabelos. “A biotina não é armazenada pelo organismo, por isso deve ser consumida diariamente, sendo sua recomendação de 30mcg”, indica a nutricionista Alessandra Luglio.

Outro nutriente que favorece a saúde capilar é o silício, mineral também é importante para as unhas. Além de participar da formação do colágeno e da elastina, o silício faz parte das estruturas destes tecidos, garantindo um crescimento saudável e prevenindo a queda.
Já o zinco participa da formação da queratina, responsável pela estrutura capilar. “O zinco, junto com o silício, tem ação antioxidante que ajuda a neutralizar a ação dos radicais, que causam o aparecimento dos cabelos brancos”, completa a nutricionista. Outro mineral interessante para o cabelo é o selênio, também com atuação antioxidante e importante para a manutenção da saúde capilar.

A nutricionista Alessandra Luglio, indica alguns alimentos que podem ser incluídos no cardápio por serem fontes desses minerais, importantes para a saúde do cabelo:

Biotina: Leite, iogurte, ovos, soja, banana, abacate, abacaxi e cereais integrais

Silício: Aveia, banana, tâmaras, feijão e avelã

Selênio: Castanha-do-pará, farelo de trigo, semente de girassol, leite



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