quarta-feira, 16 de julho de 2014

O Duelo das Carnes

Ontem postei no instagram uma comparação entre algumas carnes, gerou uma super curiosidade sobre o assunto. Por isso trouxe para o blog uma explicação melhor sobre o assunto.

Acredite, a carne de porco é muito saudável! 
Muito além do sabor e da textura marcantes, os cortes suínos abundam em vitaminas, potássio, zinco e ferro. E suas proteínas têm alto valor biológico, renovando as fibras musculares do nosso organismo, As vitaminas do complexo B prezam as atividades cerebrais, enquanto o potássio regula a pressão e o zinco fortalece as defesas. 






Duelo com o suíno

1. Frango - Coxa de frango: tida como magra, ela perde para o lombo por ter mais calorias e colesterol.

2. Boi - Miolo de alcatra: ganha do lombo na presença de ferro e colesterol, mas tem menos proteína.

3. Porco - Lombo Suíno: é a parte mais sequinha do porco. Dá para consumi-lo até duas vezes por semana. 

  

Vamos por partes

1. Pernil: em 100g, há 1,3 mg de ferro, valor que ultrapassa o peito e a coxa de frango, que têm 0,5 e 1,2 mg. No entanto, é um corte mais gordo que o lombo.

2. Toucinho: embora tenha ficado mais fino e magro, - passou de 6 cm de grossura para 1,5 cm -, é a peça mais gordurosa do animal. Muita moderação!

3. Embutidos: salames, Salsichas e companhia pedem parcimônia porque têm muita gordura e possuem substâncias que aumentam o risco de câncer.

4. Bisteca: a maioria tem menos colesterol que o miolo de alcatra. Prefira a versão grelhada à frita, e dispense a capa de gordura que envolve o pedaço.

5. Lombo: localizado no dorso do porco, é uma das peças mais magras e nutritivas. Duas fatias (100g) são a porção máxima de consumo diário. 

Vamos ao peito de frango, pois muitos estavam na dúvida

Coxa de frango com pele assada


Coxa de frango com pele assada
Quantidade100 gramas
Água (%)67
Calorias170,45
Proteína (g)27,27
Gordura (g)4,55
Ácido Graxo Saturado (g)1,59
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)1,82
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)1,36
Colesterol (mg)93,18
Carboidrato (g)0
Cálcio (mg)11,36
Fósforo (mg)184,09
Ferro (mg)1,36
Potássio (mg)245,45
Sódio (mg)95,45
Vitamina A (UI)68,18
Vitamina A (Retinol Equivalente)18,18
Tiamina (mg)0,07
Riboflavina (mg)0,23
Niacina (mg)6,14
Ácido Ascórbico (mg)0

Frango peito sem pele grelhado

TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos
Tabela de valor Nutricional
Porção de g
% VD*
Valor energético159.2kcal = 669kj8%
Proteínas32,0g43%
Gorduras saturadas0,9g4%
Gorduras monoinsaturadas0,9g-
Gorduras poliinsaturadas0,3g-
Cálcio5,3mg1%
Magnésio18,3mg7%
Colesterol89,1mg-
Lipídios2,5g-
Fósforo295,0mg42%
Ferro0,3mg2%
Potássio387,4mg-
Cobre0,0ug0%
Zinco0,8mg11%
Niacina24,8mg138%
Tiamina B10,1mg7%
Sódio50,3mg2%
* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

Fonte: Revista Saúde Abril
www.musculacaototal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Recentes

Instagram

Instagram
Sigam @lorysilvafit