segunda-feira, 16 de junho de 2014

Um pouco sobre alimentos termogênicos

Um pouco sobre alimentos termogênicos

por: Priscila Di Ciero - Pós-graduada em Nutrição Esportiva

Os alimentos termogênicos são aqueles que consomem maior quantidade de energia e calorias para realizar a digestão.

Eles possuem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, podendo ajudar na queima de gordura corporal.
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações, e um Nutricionista pode ajudá-lo.
Gengibre, pimenta vermelha e chá verde estão entre os termogênicos mais conhecidos! Além da substância cafeína (presente no café, no mate, etc.), guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais como a do óleo de coco, a gordura ômega-3 (presente em peixes de água fria, linhaça), o CLA - ácido linolêico conjugado - nutriente encontrado na carne bovina, na carne de peru e em laticínios - e a canela. Algumas dessas substâncias podem, inclusive, estar presentes em suplementos voltados para esportistas e atletas, com intuito de melhorar a performance.
Porém, nenhum alimento faz milagre sozinho. É necessária a prática de atividade física regular associada a uma nutrição balanceada e adequada ao estágio de vida e rotina. Para garantir que a inclusão desses alimentos seja segura e eficiente, é necessário o acompanhamento de um Nutricionista, ok?
O exagero no consumo de alguns desses alimentos termogênicos pode levar ao surgimento de sintomas como: dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos, indivíduos com problemas cardíacose que tomem algumas medicações devem redobras os cuidados!!!
Fique esperto! Boa dieta e bons treinos!

 

 

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