terça-feira, 17 de junho de 2014

MULHERES E O TREINAMENTO DE TRONCO

MULHERES E O TREINAMENTO DE TRONCO
por: Prof. Eder Lima

 

Preconceito e pré-conceito! Só podem ser essas as causas para que eu AINDA ouça tanto... Prof. Eder, NÃO QUERO “malhar” braços, porque não quero ficar musculosa! Ai ai ai...dai-me paciência SENHOR! Mas eu dou um grande desconto nessa hora em função principalmente da DESINFORMAÇÃO imperante no mercado. Mas será que é mesmo desinformação por falha apenas de profissionais não tão capazes ou as meninas têm preguiça de se informar melhor? Afinal as fotos de atletas olham, não é? E TODAS sem exceção adoram o corpo dessas da cintura para baixo. Outro detalhe, muitas ainda não entendem a diferença da DEFINIÇÃO PARA COMPETIÇÃO de como esta se mantém ao longo do resto do ano. 


Meninas, quantas vezes já repeti que O TREINAMENTO SERÁ SEMPRE ADEQUADO AOS TEUS OBJETIVOS E TEUS PRÓPRIOS HORMÔNIOS NÃO PERMITIRÃO QUE FIQUEM EXTREMAMENTE MUSCULOSAS. Além desse fato hormonal, outro detalhe IMPORTANTÍSSIMO parecer passar despercebido; o quão difícil é manter-se em um estado propenso ao ganho de massa muscular.


É fato que individualmente em particular pela raça e biotipo, temos tendências diferentes em onde acumular maior quantidade de gordura. A brasileira em sua maioria tem a tendência de um maior acúmulo de gordura da cintura para baixo, mas também não são poucas que tendem a acumular mais no tronco, (especialmente nas costas) e braços. E aquelas que possuem essa tendência natural em acumular gordura nos braços são as mais “NEURADAS” e até certo ponto devo concordar com essas, pois qualquer centímetro a mais de braços por ganho de massa, mas magra escondida sob uma grossa capa de gordura, visualmente temos a sensação que está mais gordo ainda! Entramos aqui no velho problema em se baixar o máximo a gordura corporal.


AGORA É HORA DA MÁ NOTÍCIA! Pois bem, ESQUEÇAM ESSE SONHO SE VOCÊS NÃO TREINAREM AO MENOS O NECESSÁRIO O TRONCO E OS BRAÇOS! O treinamento destes é IMPERATIVO para a força de sustentação postural global e sem essa o treino dos membros inferiores será prejudicado ou uma lesão (coluna e ombros) aparecerá em breve. ATENÇÃO NOVAMENTE! ALGUÉM ME OUVIU FALAR EM HIPERTROFIA DE TRONCO E BRAÇOS? Acho que não!
O treinamento da musculação seja em que nível for, busca o desenvolvimento de um corpo esteticamente harmônico, “AQUELE ONDE PREVALECE O EQUILÍBRIO E A SIMETRIA ENTRE MEMBROS SUPERIORES, INFERIORES E O TRONCO, SEM QUE NENHUM GRUPO MUSCULAR SE SOBRESSAIA DE MANEIRA EXAGERADA SOBRE OS DEMAIS. CONTUDO, NUM CORPO FEMININO É BASTANTE ACEITÁVEL UM LIGEIRO DESEQUILÍBRIO EM FAVOR DE COXAS, GLÚTEOS E PANTURRILHAS”. Dessa forma e mais uma vez o treinamento deverá ser rigorosamente adequado ao biotipo primário da mulher. Um simples errinho aqui pode resultar num corpo totalmente fora de proporção entre as partes. IMAGINEM QUE “LINDO” QUE VAI FICAR? CREDO!
O “GRANDE BARATO” da musculação é criar uma ilusão de perfeição! Onde através de como e onde se coloca um pouquinho a mais de massa muscular literalmente corpos são “esculpidos”. Querem um exemplo? (OBSERVE A FOTO ILUSTRATIVA DESSE ARTIGO) Suponhamos que uma mulher com um alto componente de ECTOMORFIA apareça para treinar, o que fazer em linhas gerais? Ora, o ectomorfo tem como características morfológicas ombros estreitos praticamente com a mesma largura dos quadris e pouca linha de cintura. Trocando em miúdos, observa-se um corpo longilíneo de formas retas e onde estão as CURVAS? Ora, vamos criar a ILUSÃO dessas. Obviamente a batalha é árdua, mas ao darmos o melhor volume para panturrilhas, coxas e glúteos, tomamos o máximo de cuidado para não gerar nenhum hipertrofia a mais de abdômen (estragando ainda mais a linha de cintura), ao darmos um pouco de volume às costas e ombros, PRONTO! Criamos a sensação de um lindo corpo curvilíneo! Ahhh, mas vocês não sabem como os biotipos influenciam na estruturação do treinamento?

 Assim sendo, o professor/treinador deve ter absoluta certeza de estar aplicando o treinamento e dieta adequada ao biotipo primário de modo a conduzir sua trainee/atleta ao SEU CORPO ESTETICAMENTE HARMÔNICO!
RESUMO DA ÓPERA: INFORMAÇÃO E SABER FAZER É TUDO!
BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Recentes

Instagram

Instagram
Sigam @lorysilvafit