quarta-feira, 21 de maio de 2014

Crescer x Definir: Existe um treino específico pra hipertrofia e outro pra definir?

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✔️ Uma pergunta que não quer calar e que é motivo pra muita discussão e mitos. Existe um treino específico pra hipertrofia e outro pra definir? 📍Vamos lá, muita calma e raciocínio a partir de agora. Seu músculo não sabe que dia é hoje e nem que hora, muito menos não sabe contar 1-2-3-4-7-10, por tanto o que praticamos ao executar um movimento com o intuito de hipertrofiar a musculatura é fadigar o mesmo ao ponto de micro lesá-lo, consequentemente seu organismo terá que buscar meios pra restaurar todo esse dano e ai que está a mágica....músculo restaurado significa fibras mais fortes. Se não conseguirmos “inflamar o músculo”, não haverá o porquê do nada se recuperar e a adaptação será máxima, pois não houve stress nenhum, e o que não queremos é justamente isso, que ele se adapte, porque na essência , apesar de trabalhado, o fato de não ter danificado faz com que o organismo não sofra o mesmo "dano" metabólico e estrutural que o obrigue a se remodelar de forma a sofrer menos interferência na sessão seguinte de treinamento. O músculo hipertrofia e fica mais forte devido à capacidade do organismo de "reconhecer e aceitar" que foi levado até a fadiga completa, estímulo que é visto da seguinte forma: vou criar músculos mais fortes pra aguentar o estímulo diário que está sendo me dado diariamente e ainda deixar um potencial de reserva – logo o músculo não irá dizer assim: “ae me chamo musculóide e quero crescer, faça 3 x 10 ai e quando eu for definir manda 3 x 15 ae..... Gente, é simples! Pra definir algo eu primeiro preciso ter algo a se definir, segundo que para crescer você precisa ter todos os fatores básicos e essenciais trabalhando a teu favor, tais como: Treino consistente, dieta bem elaborada (alimentos sólidos e suplementação) e repouso, a tríade mais famosa em dicas e discussões que permeiam esse tema. Não existe um treino para crescer e um para definir, isso é um mito, tudo vai girar em torno da “DIETA”, isso mesmo, o treino quase não modifica, a dieta sim, a preparação em OFF é uma e pra ON é outra. 

Então primeiro eu construo minha casa pra depois decorá-la entendido até aqui?
 
Então a pergunta é respondida de forma clara e objetiva. O grande dilema de quem está em 
hipertrofia é a dieta hipercalórica que quase que inevitavelmente irá lhe dar uma condição de 
aumento de % de gordura, que pode ser mínimo, médio ou máximo, depende de como faz sua 
programação, e isso faz com que teu corpo trabalhe com uma potência maior, tua variável de força vai 
‘La em cima’, logo você consegue treinar com uma carga maior, automaticamente, trabalhando com 
menos repetições, não conseguirá estender muito o tempo do treino, isso aliado a dieta hipercalórica, 
fará com que você tenha um déficit calórico positivo, vocês lembram-se daquela regrinha básica,
 ‘Para crescer preciso consumir mais caloria do que gasto’? De outro modo quando você esta em uma
 dieta de ‘ON’ ou ‘definição’ (seja lá qual for o termo que vocês usem) é natural que tua variável de força
 ‘caia’, sendo assim, você irá treinar com uma carga menor do que a habitual, podendo explorar um 
maior número de repetições (não é uma regra) e automaticamente aumentando teu gasto calórico,
 logo aqui também volta àquela regrinha básica: ‘Consumindo menos calorias do que o necessário,
 e trabalhando em uma intensidade maior, você irá ‘perder peso’’ Pois estará em um déficit calórico 
negativo!
 
 Daí nasceu o mito ‘ 4x10’ para crescer e ‘3x15’ para definir.     Lembre-se:
O acompanhamento profissional (Treinador e Nutricionista) é necessário seja lá qual for o objetivo, para que o ‘espetáculo principal’ não se torne em uma ‘tragédia’ , pois a individualidade de cada uma deve de ser respeitada, para que na fase de ganho de peso, esse não seja em sua grande parte em forma de gordura, e na fase de ‘definir’ o peso perdido não seja na forma de massa magra!

Meninas lembrem-se engordar é uma coisa e ganhar massa magra é outra, e definir não é definhar!

Espero poder ter esclarecido e ajudado vocês! Um beijão!
 
Cassiano Teixeira
Esp. Emagrecimento, Fitness, Competição e Body Design. Uberlândia MG - Coach ONLINE cassianoteixeiratreinador@hotmail.com CREF: 007-105-P/MG
 


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Um comentário:

  1. Eu, por exemplo preciso emplacar a dieta. To grande, infelizmente, mesmo malhando.

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