quarta-feira, 30 de abril de 2014

Como Hipertrofiar os Gluteos?

Ontem foi dia de post do Treinador @personalcassianoteixeira78. Toda terça, às 22:00 horas teremos post super especial sobre treinos. Semana passada foi show! Muitas curtidas e comentários. E pedi sugestões lá no instagram, anotamos muitas dúvidas e um dos assuntos mais comentados foi Hipertrofia. Hoje trouxemos a hipertrofia de glúteos.Vamos lá? 



Os músculos dos glúteos são muito provavelmente os que mais recebem atenção das
mulheres quanto ao treinamento. Principalmente se falarmos de mulheres que moram 
no Brasil, que tem culturalmente uma grande tendência para idolatrar mulheres com 
músculos dos glúteos definidos e desenvolvidos.
Pois bem, para desenvolver e aumentar o “bumbum” existem diversas maneiras. Antes
de mais nada tenho que deixar claro que usar o mesmo treino para um homem, que 
tem toda a sua estrutura óssea, muscular e ligamentosa diferente do da mulher, é
receita certa para insucesso. Pois bem, a mulher tem o quadril mais largo, devido 
a projeção externa da crista ilíaca. Assim, toda a estrutura muscular da mulher é 
diferente da do homem. Portanto, as mulheres precisam de um treinamento único.
Como desenvolver os Glúteos e aumentar o bumbum.
 
Antes de mais nada, tenho que deixar claro que o intuito deste artigo é de ordem
estética. Afinal o objetivo de 99% (pra não dizer 100%) das mulheres que querem
que seus glúteos se desenvolvam, fazem isso pela questão estética. Pois bem, se
você quer glúteos bem desenhados precisa de duas situações:

1. Diminuir o percentual de gordura;
2. Aumentar sua massa muscular;
 
Infelizmente, não podemos fazer isso ao mesmo tempo. Pelo menos não com 100% de
eficiência. Minha dica é que primeiro você busque resolver a primeira questão, 
da diminuição da gordura corporal. Portanto, o treino tem que ser intenso, a 
alimentação regrada e com o mínimo possível de carboidratos simples e gorduras, 
sem falar no descanso planejado. Pois bem, creio que aqui resida o erro da grande
maioria. Muitos já iniciam o treino, focando apenas em hipertrofia, e sim minhas
amigas, o treino de hipertrofia é diferente. Variáveis como carga, intensidade,
tempo de recuperação e principalmente nutrição são diferentes. Resumindo, para 
queimar gordura você tem que gastar mais calorias do que consome, e para ter 
hipertrofia, é o oposto.

Como o objetivo é a hipertrofia ou a queima de gordura, o foco deve ser em 
exercícios multiarticulares e gerais. Para se ter uma ideia, em um estudo de
LEPORACE (2012) ele avaliou a atividade eletromiográfica do músculo glúteo
máximo nos exercícios agachamento paralelo (o clássico agachamento em 90º) e o 
afundo (agachamento com passada a frente). Ele observou uma atividade de cerca de
75% no glúteo máximo, no segundo exercício. Para simplificar, este exercício é 
altamente eficaz para a hipertrofia deste músculo. No mesmo sentido, o agachamento
profundo, chega a níveis de até 85% de ativação muscular, sendo que ele é tido
como um dos mais eficientes no que se refere a hipertrofia de glúteos.
Recentemente li sobre o treinamento de glúteos para cada tipo de corpo.
Não existe comprovação científica deste método e ele se baseia em uma população 
muito restrita.
Além disso, exercícios como o Leg Press 45° / Leg Press 90° / Hack / Passadas /
são imprensidiveis pra construção de um GLÚTEO bem torneado e durinho.
As polêmicas caneleiras e extensões no cabo tmb são coadjuvantes deste treinamento,
o problema é que esses exercícios a pessoa precisa ter total domínio de
contração e muita conscientização corporal.
Finalizando, lembre-se que tudo que foi dito não é uma regra e sim o que eu 
acredito e a forma como eu trabalho, cada treinador tem seu ponto de vista e
forma de trabalhar.
 
Cassiano Teixeira
Esp. Emagrecimento, Fitness, Competição e Body Design. Uberlândia MG - Coach 
ONLINE cassianoteixeiratreinador@hotmail.com CREF: 007-105-P/MG



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