terça-feira, 25 de março de 2014

Substitua o pão de forma criativa

Bom dia gente! Eu amo tapioca, sempre amei. Mas antes eu comia cheia de recheios super gordos ahaha.
Que tal uma tapioca saudável? E substituir pelo pão? Sabiam que é uma opção super legal?

A tapioca, também conhecida como beiju, é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, originária do Norte do país, de origem indígena, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. Esta, ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crêpe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco e queijo coalho.
É comum também encontrar as variedades conhecidas como Beiju de Lenço, Beiju de Massa e outras, feitas em fornos das casas de farinha das comunidades rurais em determinadas épocas do ano; assim como outras variações.
O nome tapioca é derivado da palavra tipi'óka «coágulo», o nome para este amido em Tupi; e pode referir-se tanto ao produto obtido da fécula quanto ao prato em si feito a partir dele.

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Quando comparamos ao pão branco, que utiliza farinha refinada, é a melhor escolha por ser natural e livre de gordura. Além disso, ela é livre de glúten e é uma ótima alternativa para as pessoas que têm intolerância. Porém, ambos apresentam alto índice glicêmico (IG), que é uma grandeza que reflete a velocidade em que a glicemia aumenta no sangue. Dessa forma. quanto maior o IG de um alimento, mais rápido ele é absorvido na forma de glicose, aumentando a glicemia. Esse índice é importante para quem faz dietas de redução de peso e quem tem diabetes, e quanto menor o IG, melhor.
Mas para baixar o índice glicêmico da  queridinha, é só combinar com alguma proteína magra, como os queijos, frango ou ovos. Isso vai fazer com que o índice glicêmico total da refeição seja menor que quando consumida com frutas. 

Para a maioria das pessoas, o café da manhã e o lanche da tarde perdem a graça se ele fica de fora. Fácil de combinar, barato e - além de tudo! - muito gostoso, o pão francês é uma ótima fonte de carboidratos para a dieta. Mas, nem sempre, ele cabe na sua cota de calorias e é preciso fazer substituições que não prejudiquem a alimentação.
"Cada unidade de pão francês tem, aproximadamente, 150 calorias. É possível pensar em muitas opções nutritivas e saborosas que permanecem nesta faixa", afirma a endocrinologista Glaucia Duarte, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Mas se a sua vontade é comer pão, tem alternativa bem gostosa e mais nutritiva - e não estamos falando de pão de forma multigrãos. "Essa variedade de pão tem muitas fibras, mas não conta com a crocância e a maciez combinadas do pãozinho de sal", afirma Glaucia. Veja as dicas de uma equipe de especialistas para incrementar seu cardápio com sugestões cheias de energia e bem saborosas. Aproveite!


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Tapioca com recheio leve
Já pensou em incluir tapioca no seu café da manhã ou no lanche da tarde, sem culpa na consciência? A massa ou beiju, como é chamado em alguns estados, é feita à base de farinha de polvilho e água, fornecendo os carboidratos necessários para uma refeição. Para não fugir da dieta, basta escolher um recheio light, como ricota e blanquet de peru. "Queijos amarelos devem ficar de fora, eles são fonte de muita gordura e, portanto, de calorias", completa a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult.



Eu encontro a goma de mandioca na feira livre aqui em minha cidade, mas vocês podem encontrar também nos bons supermercados. 


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Receitinhas deliciosas com tapioca na massa:

Crepioca   3 claras e 1 gema, 2 colheres de massa hidratada de tapioca, 2 colheres de whey protein, mas podem usar achocolatado diet ou cacau em pó. Pra fazer é só bater os ovos com garfo e misturar o resto dos ingredientes. Usar frigideira anti aderente pre aquecida pra não grudar! Ah, tem que fazer em fogo super baixo!!! Doure de um lado e depois do outro. Essa receita rendeu 2 discos médios (quantidade dos ingredientes são os que necessito na minha dieta atual ok, podem usar menos ovos, menos tapioca). Recheio foi com alfarroba com creme de avelã fit (parece Nutella). Saiba como fazer Nutella Fit AQUI

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Fonte Fonte2


Beijinhos! 


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