sábado, 29 de março de 2014

Calçado ideal para treino de pernas

Já notaram que muita gente não usa tênis em seu treino de perna? Já repararam nas botinhas...aqueles tênis de cano alto com solado flat, reto, sabe?


Porque o treino de pernas com o tênis de solado reto faz diferença?
Eles são muitíssimo melhores para dar estabilidade ao corpo quando o treino é de pernas.
Gente, vocês podem até não acreditar, mas usar um sapato com solado flat pra fazer agachamento, leg press, panturrilha e outros exercícios de pernas, faz TODA DIFERENÇA! E, pra provar isso (como vocês sabem, eu não passo nada pra vocês que já não tenha pesquisado muito ou testado antes), eu comecei a usar meu tênis botinha, aqueles bem feinhos mesmo (o meu é rs, mas vou providenciar já um top), nos meus dias de treino de pernas. A diferença é GRANDE!! Quando eu colocava muito peso  no agachamento, não conseguia fazê-lo “certinho”, abaixando até onde deveria, mas, depois disso, a coisa mudou!



Quando se faz agachamento com o intuito de um treino global ( acionar o quadríceps como um todo, lógico que isso depende da divisão semanal e periodização de cada um) o ideal é solado reto , sem salto e sem amortecimento.



Quando os calcanhares estão numa posição mais elevada ( pelo salto do calçado ou suportes) retira-se o trabalho do glúteo no levantamento. A exigência passa a ser maior nos quadríceps.



Para os treinos de panturrilha, o uso deste tipo de tênis com solado "flat", também tem uma diferença significativa, porque conseguimos uma amplitude maior nos movimentos.

Conheça um pouco mais das vantagens do calçado de solado flat, pra treino de pernas:

  • Ajuda a trabalhar os músculos dos membros inferiores, de uma forma geral, sem sobrecarregar um grupo muscular mais do que os outros; o que pode acontecer quando se usa um tênis que deixa os calcanhares mais elevados (como tênis de molas ou com amortecimento).
  • Melhora a execução do exercício, permitindo maior amplitude; devido a ausência do solado mais alto.
  • Proporciona maior estabilidade, evitando pequenas lesões; por deixar o pé encostado no chão, por inteiro.
Outra opção, não muito usada agora, mas muito usada antigamente é treinar pernas descalço. Por que vocês acham que o rei Arnold Schwarzenegger treinava sem tênis?


http://www.mulheresdeaco.com.br/wp-content/uploads/2012/07/arnold-agachamento.jpg 
  Arnold treinava descalço ou usando seu all star.

Você usa tênis de corrida, com amortecimento? Saiba que quando são usados em agachamentos por  exemplo.
Tente fazer um exercício com pesos sobre uma cama elástica e veja como é difícil manter a estabilidade. Assim como a cama elástica, os tênis de corrida não fornecem estabilidade necessária para os movimentos da musculação, gerando instabilidade e aumentando a chance de pequenas entorses. 
Outro importante fator dos tênis de corrida é que eles dissipam as forças, ou seja, a força gerada para levantar os pesos está sendo desperdiçada na deformação do solado macio (ou amortecedores), sendo necessário realizar mais força para, de fato, erguer os pesos.

Se você está acostumada a agachar com tênis  de corrida, experimente fazer o movimento descalça e sinta a diferença... veja como aumenta a sua estabilidade, e sinta como você consegue executar melhor o movimento.

Há um vídeo do Waldemar Guimarães treinando uma atleta descalça na academia dele (AQUI o vídeo) 

 
 Segue um trecho retirado de um texto da Dra. Michi Ritz:

"Você não pode executar corretamente agachamentos pesados - ou qualquer movimento composto de pressão - a menos que seus pés e tornozelos estejam bem apoiados e estáveis.
Tênis leves para corrida, do tipo Nike Shox não servem para os agachamentos, não importa o quanto a aparência deles seja "legal". Eles não apenas deixam seus tornozelos completamente sem assistência, mas os dedos dos pés, e particularmente nesse tipo de calçado, parecem como se fossem saltar para fora, estourando a ponta do tênis diretamente na frente deles. 
Considere a sugestão do Ronnie Coleman e use botinhas.
Na verdade, eu já vinha usando botas em meus treinamentos para pernas, muito antes do Ronnie vencer sua primeira competição como profissional, e estou convencida de que estes são melhor tipo de calçado para tais tarefas. Eu gosto do mesmo tipo que ele usa, simples botinhas pretas, leves, usadas pela SWAT e por tropas militares especiais no mundo todo, e disponíveis para compra em qualquer loja de artigos militares, por no máximo 50 dólares.
Isto lhe dará todo o apoio do que você precisar para treinar com cargas bem pesadas, e por alguma razão qualquer, você se sente mais forte quando você as está usando. "


Fonte: Mulheres de aço

Eles não deixam de usar seus calçados com solado flat - reto.
 




 




Fiz uma pesquisa em algumas lojas virtuais e encontrei modelos lindos e perfeitos! Ah, o melhor  de tudo, com descontos imperdíveis! Tem um site cheio de cupons para essas lojas, o Flipt. Assim fica bem mais fácil hein?!



http://www.flipit.com/br/centauro    


http://media.muccashop.com.br/i/products/centauro/tenis-adidas-honey-stripes-mid-feminino-rosabranco-1.jpg                                                                      http://www.flipit.com/br/dafiti                       






Tênis Adidas Originals Top Tem Vulc WTênis Converse Ct As Bright HiTênis Nike WMNS Go Low Canvas


Adidas, Converse e Nike / Clique para ver cupons de desconto de até R$20 na  Kanui



Curtiram?? 
 Beijinhos! 
@lorysilvafit
#projetolory 
Curta  FANPAGE Siga  FACEBOOK PESSOAL  INSTAGRAM @lorysilvafit e fique por dentro do mundo saudável!
Use a tag #projetolory e #quasesarada em suas fotos no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Recentes

Instagram

Instagram
Sigam @lorysilvafit