quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Reeducação Alimentar

Não acredite em dietas que prometem perda de peso e mudanças de hábitos sem nenhum pingo de esforço. Para adquirir práticas novas e saudáveis, é preciso que você se empenhe e participe dessa mudança. Tomar decisões faz parte de sua trajetória de conquista. Dietas que prometem a você perder peso enquanto dorme ou poltronas e aparelhos que fazem exercícios por você enquanto assiste novelas na TV, não passam de fantasias.


Se você quer mudanças duradouras, esteja preparado para se alimentar corretamente e colocar o seu corpo para se mexer.
Para perder peso é preciso gastar mais calorias e comer menos, então, procure adotar uma alimentação fracionada e faça algumas trocas como laticínios integrais por desnatados/lights e queijos amarelos por queijos magros. Prefira carnes magras (peixe e peito de frango são os mais adequados), dando preferência aos grelhados, assados e cozidos. Corte as frituras do seu cardápio. Os doces são muito calóricos, então prefira as frutas e gelatina diet na sobremesa. Antes de devorar o prato principal, coma um belo prato de salada.


Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente como o "segredo" para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona. Mas você sabe no que consiste esse processo?
Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis.
Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo com o sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.
 

Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.
A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.
Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para "reeducar" a sua alimentação:

- Beba cerca de 2 litros de água por dia;
- Coma de 3 em 3 horas;
- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;
- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;
- Inclua alimentos integrais no seu cardápio;
- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;
- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;
- Pratique atividade física regularmente.


Mudar hábitos não é fácil. É uma tarefa que requer esforço e disciplina, mas é possível. Quando o objetivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e o melhor aproveitamento do organismo, o esforço vale a pena.
E o mais importante, tenha prazer ao se alimentar. Tudo o que fazemos encarando como sacrifício e sofrimento, não conseguimos manter por muito tempo.
 
 A força de vontade e a participação da mente são fundamentais, mas não se esqueça dos exercícios físicos. Caminhar, pedalar, nadar, subir escadas, frequentar academias contribuem para perder peso e substituir as gorduras por massa muscular.

Muitas energias contrárias costumam aparecer quando decidimos fazer mudanças importantes na vida. Emagrecer e adotar práticas saudáveis são um dos desafios que mais sofrem o assédio das tentações. É a vontade de adiar, a vontade de conformar-se, a de se render diante de uma realidade que parece impossível de ser mudada.
Não ceda às tentações e não desanime.

Sugestão de alimento protéico para ajudar na dieta: Novo OMELET da Maxtitanium Suplementos


Omelet 5:1 possui 5 partes de clara para 1 de gema. Ou seja, em uma porção do produto, você estará ingerindo uma proteína rica em BCAAs. A protepina do ovo é classificada como sendo de alto valor biológico, ou seja, fornece ao organismo todos os aminoácidos essenciais (nosso corpo não produz, é necessário obter através da dieta). Além da função básica de fornecer aminoácidos em quantidade e qualidade para a construção muscular buscada por praticantes de musculação, a albumina tem ainda uma boa digestibilidade. O que a torna um excelente suplemento que pode ser usado tanto por atletas, quanto por praticantes de atividades físicas, independente do gênero e da modalidade que praticam. Outro item importante é que o alto valor biológico que a proteína de ovo tem é baseada no ovo inteiro, sendo a gema uma ótima fonte de vitaminas, minerais e proteínas. É o suplemento ideal para quem quer uma refeição saborosa, rápida, prática e com ótima funcionalidade no organismo.



Aqui tem receitinhas fit sem açúcar para ajudar ;)

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Um comentário:

  1. Olá, Lory!!! Adorei seu blog. Tem dicas muito importantes e saudáveis. Estou começando uma reeducação alimentar tb, mas no meu caso o sobrepeso é enorme, tenho até indicação para uma bariátrica. Decidi tentar tudo antes, uma RA. Me ajude me incentivando e dando palpites no meu blog?
    inahsentirsebem.blogspot.com.br Desde já agradeço. Um beijo

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