quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Sim, é possível ganhar massa e queimar gordura ao mesmo tempo

Pessoal, como estão? 
Quero agradecer pelas visitas no Blog, em tão pouco tempo já temos quase 500 mil visitas!!!! Wowww!!!
Tô pensando em ver com um Designer uma repaginada aqui, dar uma cara melhor ao blog. Que acham?
Como estão a dieta e treino de vocês?
Eu continuo tentando diminuir bf e segurar massa magra. Difícil né? Mas não posso fazer uma dieta 'seca tudo' ou vou perder todo trabalho que tive ganhando massa muscular. Então com todo cuidado, mantenho uma dieta equilibrada, não corto carbo! Tentando manter musculinhos e a gordura que vá embora devagarzinho rsrsr. Será que tá dando certo? Bioimpedância pra saber né?! Mês que vem faço pra ver!!! A nutri puxa minha orelha ou parabeniza? Última vez foi só alegria. Torçam por mim!!
Vim compartilhar com vocês esse artigo maravilhoso sobre perda de gordura e ganho de massa magra (ao mesmo tempo). Será que rola? 
Espero que curtam!


Quem nunca ouviu isso: "Quero perder barriga e ganhar pernas” , o então ” Preciso perder barriga e ganhar massa nos braços , o que eu faço? “
Sempre a maldita pança atrapalhando kkkk...

Quando se trata de modificação corporal, você deve escolher um objetivo por vez. Ganhar volume ou secar gordura. Isso vai depender de como está a sua composição corpórea atual para definir qual será a melhor meta pra você. Tentar emagrecer e ganhar massa ao mesmo tempo, é contraditório e perda de tempo. Claro, digo isso aos naturais, livres de hormônios anabólicos, e acredito que 90% de quem esteja lendo se enquadre nessa situação.
Entenda o porquê: Se você precisa perder gordura, seja lá aonde for, você precisa ter em mente que o que vai lhe proporcionar o sucesso deste objetivo é o DÉFICIT CALÓRICO , ou seja , ingerir menos calorias do que se gasta durante o dia.

Agora, se você quer ganhar massa muscular, ocorre exatamente o contrário, você precisa de um SUPERAVIT CALÓRICO, ingerindo mais calorias do que se gasta durante o dia! 

Desta forma, o mais sensato é você analisar o quadro onde se encaixa, e então definir um objetivo para sua situação.
Executar múltiplos objetivos sempre será inferior quando comparado a focar-se em apenas um, principalmente quando o assunto for perder gordura e ganhar massa muscular. Estes dois objetivos exigem demandas contrárias ao corpo. Enquanto para se ganhar massa precisamos de energia  disponível, para se queimar gordura precisamos cortar o consumo de energia para que o corpo use a gordura como fonte energética.
Seria ótimo se o corpo utilizasse a energia que precisa para construir massa muscular, direto da gordura, mas quando cortamos calorias e o corpo entra em estado catabólico, ganhar massa muscular não é a principal prioridade do organismo, e a criação de novos tecidos musculares é reduzida significativamente (1).

Mas porque o título do artigo está dizendo que é possível ?

O problema é que, por mais contraditório que possa ser, em casos bem específicos é possível sim gerar perda de gordura em conjunto da hipertrofia, o que leva várias pessoas a pensar incorretamente que o fenômeno é normal e possível para qualquer pessoa, contradizendo tudo o que já foi dito no site. A seguir veremos porque este fenômeno é incomum e só ocorre em situações particulares:

Iniciantes

Coloque pessoas que nunca tocaram em um peso na vida em uma dieta hipocalórica, e a chances delas perderem gordura e ganharem massa muscular ao mesmo tempo são grandes. Já que o corpo nunca recebeu estímulos para crescer antes, até mesmo com poucas calorias e treino incorreto, os ganhos virão.
O período inicial de treino é o que gerará os ganhos mais rápidos em questão de massa muscular

Memória muscular

Qualquer pessoa que já treinou e conseguiu conquistar um corpo diferenciado, mas parou de treinar, vai conseguir conquistar o mesmo corpo de antes de uma maneira muito mais rápida que uma pessoa que nunca chegou lá antes.
Quando um músculo é treinado, destreinado e retreinado,  ocorre uma mudança muito mais rápida(2). Este fenômeno é chamado de “memória muscular”.
Em outras palavras, uma pessoa que já teve um corpo com bastante massa muscular, mesmo voltando aos treinos focado para queimar gordura, vai acabar ganhando parte da massa muscular que perdeu quando ficou parado devido a memória muscular, ou seja, vai queimar gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo.

É melhor ganhar massa ou perder gordura primeiro?

 Depende, cada corpo é um corpo, mas uma coisa é certa: Quanto maior estiver o seu índice de gordura corpórea, o famoso BF ( bodyfat ) , mais difícil será proporcionar o anabolismo ao seu corpo, isso porque excesso de gordura causa resistência à insulina, que é um dos hormônios mais anabólicos no corpo humano. Ou seja, na minha concepção, é melhor você secar o máximo possível e atingir um baixo índice de gordura para então iniciar uma jornada de ganho de volume e massa muscular, de forma que seu corpo responderá melhor aos estímulos dados por dieta + treino.


Conclusão

É possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, porém em situações extraordinárias e mesmo assim, não é possível equalizar os ganhos: ou você vai ganhar mais massa muscular e perder pouca gordura, ou vice-versa. Trocando em miúdos, para ganhar massa muscular ou perder gordura, sempre será mais produtivo e rápido focar-se  em apenas um deles de cada vez.



Referências:
1. Pasiakos SM, Vislocky LM, Carbone JW, Altieri N, Konopelski K, Freake HC, Anderson JM, Ferrando AA, Wolfe RR, Rodriguez NR. (2010). Acute energy deprivation affects skeletal muscle protein synthesis and associated intracellular signaling proteins in physically active adults. Journal of Nutrition, 140, 745-751
2. Staron RS, Leonardi MJ, Karapondo DL, Malicky ES, Falkel JE, Hagerman FC, Hikida RS. (1991). Strength and skeletal muscle adaptations in heavy-resistance-trained women after detraining and retraining. Journal of Applied Physiology, 70, 631-640


Curta  FANPAGE Siga  FACEBOOK PESSOAL  INSTAGRAM @lorysilvafit e fique por dentro do mundo saudável!
Use a tag #projetolory e #quasesarada em suas fotos no Instagram

2 comentários:

  1. Olá Lory, gosto muito do seu blog, inclusive criei um blog a pouco tempo também de tanto que eu gosto desse mundo de musculação e nutrição. Se quiser dar uma conferida la, é marombabru.blospot.com.br é recente e bem simples, mas me inspiro muito em você. Muito sucesso! Bjão!

    ResponderExcluir

Posts Recentes

Instagram

Instagram
Sigam @lorysilvafit