sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cardio Intervalado ou Hiit

O verão aproxima-se implacavelmente.
E se para alguns os resultados tardam em aparecer, é hora de pensar em adicionar mais um treino à semana…
Se for o caso, não desperdicem tempo com qualquer treino, apostem no treino intervalado.
O treino intervalado é de longe a maneira mais rápida e fácil de derreter o pneu acumulado durante o inverno.
 
Motivo????

- Aumenta o metabolismo basal (que fará com que o atleta queime mais calorias ao longo do dia)
- É Rápido! em 30 minutos queimará mais calorias que 1 hora de treino continuo (Prevenindo o aparecimento de hormonas catabolizantes e deixando mais tempo para desfrutar a sua vida)
- Aumenta a sua capacidade cardiovascular de forma mais acentuada devido às constantes alterações de débito sistólico
- É mais motivante! Um treino curto que o obrigue a estar sempre em variações de velocidade é sempre mais motivante que passar 1 hora a correr na passadeira.
 

No final de cada sessão o metabolismo detona-se e incinera calorias extra durante várias horas depois da agressão.
Essas calorias extras são resultado da necessidade do organismo se regenerar e recuperar do estímulo intenso.
Contrariamente ao que seria de esperar, queimam-se mais gorduras depois do treino e não durante o mesmo!
É possível realizar o Treino Intervalado numa passadeira ou mesmo numa bicicleta, mas utilizar apenas o próprio corpo é bem mais divertido e menos dispendioso…
Mais, utilizando o próprio peso é necessário controlar todo o corpo visto serem movimentos amplos e vastos. O que significa maior número de músculos solicitados, maior controlo neural, e maiores quantidades de energia utilizada. Logo, maiores quantidades de gordura incinerada!
 
 
 Treino Cardiovascular Intervalado é o tipo de exercício cardiovascular onde você alterna períodos breves de exercício em alta intensidade (se esforçando até o seu limite), com períodos de recuperação em movimento, onde você diminui o ritmo até recuperar a sua respiração.
Quanto mais curta e intensa for a sessão, mais calorias queimará enquanto preserva os músculos, conferindo-lhe uma aparência magra e tonificada. Além disso, sessões mais curtas e intensas terão um efeito mais profundo nas calorias que você continuará queimando 24 horas depois de ter completado o treino.

Esse método, também conhecido como "Gerrilha Cardio", foi desenvolvido no Japão pelo Dr. Izumi Tabata e tem a finalidade de queimar gorduras localizadas, ou seja, queimar aquela barriga indesejada. Porém o que chama atenção é que os resultados aparecem em apenas dois meses sendo necessário correr apenas três vezes por semana durante doze minutos por dia.

Como “Fazer” Intervalos:
Ex. Na esteira:
 
Nível Básico
3-5 minutos de aquecimento (velocidade 4)
30 segundos alta intensidade (velocidade 6,5 -7)
2 minutos de recuperação (velocidade 4)
Repetir esse processo de 6 vezes
2 minutos desaquecendo

Nível Médio
3-5 minutos de aquecimento (velocidade 5)
30 segundos alta intensidade (velocidade 7 -
90 segundos de recuperação (velocidade 5,5)
Repetir esse processo de 6 a 8 vezes
2 minutos desaquecendo

Nível Intermediário
4 minutos de aquecimento (velocidade 5)
30 segundos alta intensidade (velocidade 8,5 -9)
60 segundos de recuperação (velocidade 6)
Repetir esse processo 8 vezes
2 minutos desaquecendo
**Nível Avançado
4 minutos de aquecimento
20 segundos de corrida em alta intensidade
10 segundos de caminhada lenta
Repetir 8 vezes
4 minutos desaquecendo

Nota: Você NÃO deve fazer os Intervalos todos os dias. Alterne-os com o treino de musculação, ou faça-os logo após o treino e descanse no dia seguinte.
  
**Em hipótese alguma o programa Nível Avançado deve ser feito por pessoas sedentárias, cardíacas e/ou com excesso de peso, pois pode acarretar em sérios riscos à saúde. Esse programa é destinado às pessoas com um bom condicionamento físico, que desejam se livrar das últimas gordurinhas para melhor definição dos músculos.

Fonte: http://www.semdieta.com/2009/04/trei...rvalado-o.html

9 comentários:

  1. Meu Deus!!! Isso acaba mesmo com as gorduras e manda as calorias embora!!!!! No momento não me vejo em condições, mas quero chegar lá!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Cris amei seu blog nossa parabens eu quero perder 5kg to malhando em casa fazendo localizada e aerobico tbm,gostaria de saber o correto é malhar dia sim dia nao? no meu caso ha tbm to mudando minha alimentacao bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de tirar uma dúvida. Não pode fazer no mesmo dia da musculação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 30 minutos depois ou 6 horas após a musculação!

      Excluir
  4. Lory querida gostaria que me tirasse algumas dúvidas sobre o treino intervalado, no nível avançado você não colocou em qual velocidade deve ser. Outra coisa repetindo as 8 vezes que você diz, e com 4 minutos de aquecimento e quatro no final no treino avançado dará mais ou menos 12 minutos, e no texto acima diz que o treino é duração de 30 minutos, e ontem no instagram você postou que fez 40 minutos. Fiz outro dia na academia, primeiro fiz o intermediário, achei que foi muito fácil para mim, aí fiz o avançado gostei muito, mas no final só foram 25 minutos mais ou menos. Outra dúvida querida, o que você acha sobre os blends de proteínas, como o Combat, que liberam as protéinas em várias fazes para o corpo, chegando até a 8 horas? Ou é melhor mesmo tomar o Whey com leite, aveia e uma fruta o que faria ele liberar mais lentamente as proteínas. É que às vezes devido ao meu trabalho não consigo comer de 3 em 3 horas, acha que o Combat, seria legal? Obrigada. Beijos.



    ResponderExcluir
  5. adorei as dicas estou-te seguindo bj e bom resto de semana

    ResponderExcluir
  6. Lory fiquei com algumas dúvidas sobre o treino intervalado, no nível avançado você não diz qual a velocidade de ser feito. Diz também para repetir 8 vezes, o que no treino avançado vai dar uns 12 minutos mais ou menos, e você postou no instagram que fez 40 minutos de cardio intervalado. Quando fiz a primeira vez tinha feito 20 minutos de stransport e fui para a esteira fiz as 8 vezes do nível intermediário, e achei fácil de fazer, já que já corria na esteira, andava 1 minuto em 6,7 e corria dois minutos em 8,5, então fiz mais 8 vezer no nível avançado. Mas hoje pela manhã após ter feito perna pesada, só consegui fazer 20 minutos no nível intermediário. Só ando 2 minutos em 5,0 no começo no final (acho muito lento e não tenho muita paciência). Enfim gostaria de saber como fez os 40 minutos? Lory hoje mandei um comentário pela manhã e não apareceu. Comentei no instagram e você não respondeu, desculpe, sei que é ocupada, é gosto de suas explicações. Lory querida outra coisa, você acha legal usar aquele blends de proteínas, tipo o Combat, que vão liberando mais lentamente as proteínas, ou acha melhor usa o Whey com leite, uma fruta ou aveia? Que dá na mesma. Ás vezer devido meu trabalho não consigo me alimentar de 3 em 3 horas, achei que talvez o Combat seria legal, o que acha? Obrigada, desculpe tantas perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , ando 5 m , corro 1 min e volto a andar 1 m , sempre 1/1. Suo muito , desde julho emareci 4 kilos . Aproximadamente 4 vezes na semana

      Excluir

Posts Recentes

Instagram

Instagram
Sigam @lorysilvafit