quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Carboidratos na dieta

Está comprovado: consumir carboidratos bons, os chamados integrais ou complexos, encontrados na aveia e no arroz integral, auxilia o processo de emagrecimento. Isso acontece porque esse tipo de nutriente é rico em fibras e tem baixo índice glicêmico. A vantagem disso é que a energia da comida é liberada aos poucos no organismo. Como resultado, você come menos e ainda evita que a energia não utilizada se transforme em gordura acumulada no seu corpo. Exatamente na contramão desse processo estão os carboidratos simples.
Também conhecidos como refinados ou ruins, eles elevam fácil e rapidamente o índice glicêmico. Quanto mais alta essa taxa, mais acelerada é a queda da glicose no sangue, o que diminui o tempo de saciedade fazendo a pessoa sentir fome mais vezes ao longo do dia. Essa explicação toda não foi para convencê-lo de que você vai ter que abrir mão do pãozinho francês, do bolo delicioso que a sua mãe faz, nem da macarronada do domingo. O segredo para manter o estômago calmo e a cintura fina é aumentar aos poucos a quantidade de carboidratos complexos no seu prato.


Invista:

Arroz integral
Aveia
Batata doce
Aimpim/mandioca/macaxeira
Bolachinhas de fibras
Cereais matinais integrais
Frutas com casca
Leguminosas (feijão, lentilha e grão-de-bico)
Massas integrais
Milho
Pão integral
Verduras

Vá com calma:

Açúcar refinado
Arroz branco
Batata inglesa
Biscoito recheado
Cereal matinal com açúcar
Cream cracker
Croissant
Doce
Granola
Pão de fôrma
Pão francês

  -Os carboidratos 'ruins' devem ser consumidos com verduras, legumes ou sementes (chia, por exemplo). Se preferir, comece a refeição por um prato de folhas verdes.
-A batata inglesa é campeã em liberar altas doses de açúcar no sangue. Porém, quando cozida em pedaços ou assada seu índice glicêmico fica um pouco menor (o que é melhor) do que quando amassada em forma de purê.
- Prefira ingerir a fruta inteira e com casca em vez de transformá-la em suco - no liquidificador a bebida perde parte das fibras.
-No café da manhã, quando comer pão branco não exagere nas frutas para não abrir demais o apetite.
-Verduras e legumes devem ser ingeridos crus para manter as fibras intactas.
-Procure acompanhar o docinho do meio da tarde com uma fruta ou um copo de iogurte.
-Apesar de terem alto índice glicêmico, cenoura, melancia e beterraba podem ser consumidas normalmente. Afinal, contêm baixa quantidade de carboidrato e, assim, não aceleram o pico de glicose.




Tá rolando Desafio #setembrofitness no Instagram @lorysilvafit. Poste uma foto por dia...Começou dia 1º, mas quer participar? Vamos? Comece hoje ainda e poste as fotos atrasadas sempre marcando as tags #setembrofitness #projetolory #quasesaradablog 
Até lá ;)





Minha foto do 2º dia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Recentes

Instagram

Instagram
Sigam @lorysilvafit