terça-feira, 11 de junho de 2013

O PERIGO DAS DIETAS DA MODA

Dietas da Moda - inúmeras são as dietas que aparecem na mídia, na maioria das vezes evidenciadas por alguma celebridade. A questão é: funcionam???



Não vou falar de todos, pois são muitas!! Apenas vou citar as que vejo as pessoas seguindo descontroladamente.
As dietas frequentemente levam à recuperação do peso perdido e a um ganho ainda maior. Nossos corpos evoluíram para defender um certo peso mínimo. Indivíduos que estão constantemente em dieta estão na verdade testando a defesa do peso corporal, então não é surpreendente que esse sistema defensivo se arme e se defenda ainda mais, aumentando ainda mais o peso... É possível então, que as dietas tenham contribuído para a epidemia da obesidade". Cuidado com o caminho que optar na tentativa de perder peso, nosso corpo é extremamente inteligente, nosso metabolismo reage diminuindo seu metabolismo basal. Deve-se levar em consideração outros aspectos e não somente o fato de querer perder peso!

Perder peso sem recorrer a loucuras de prato é uma questão de bom senso e de equilíbrio. Uma alimentação equilibrada e variada é o segredo para quem quer perder peso e se manter saudável. Dietas da moda privam demasiados nutrientes e alimentos, geralmente são feitos exemplos de cardápios de um dia e não de uma semana e a pessoa não aguenta muito tempo com a “rotina” de privação. Ninguém consegue seguir essas dietas para o resto da vida e as pessoas encaram as dietas como medicamentos que só usam quando precisam e depois as abandonam totalmente.
A grande solução é a reeducação alimentar, que visa à mudança de hábitos definitivamente, não significa que nunca mais poderá comer determinado alimento, mas sim fazer melhores escolhas e incluir alimentos saudáveis ao seu cotidiano.




DIETA DETOX –A dieta da vez , a mais “ban ban bam” do momento prega uma desintoxicação do organismo e por consequente, a perda de peso. Bom, vamos lá, a pergunta que deveria ser feita por todos antes de sair gastando seu dinheiro por ai, FUNCIONA? A Detox nada mais é do que uma forma de se alimentar, então partindo do princípio que o indivíduo tem hábitos zeros saudáveis e ao iniciar a dieta, inclui bons alimentos, mantém horários regrados para ingestão do mesmo levando a um balanço energético negativo, obviamente ele irá emagrecer e isso não é por causa da dieta, se vc fizer uma dieta só de pizza ou só de churrasco ou só de bacon e estiver dentro de um balanço energético negativo, eu GARANTO, vc irá emagrecer. Esse é o “segredo” que ng quer te contar pq não é LUCRATIVO, não vende milhões e vc não pode comprar “in box”, ou vc tb não quer ver pq depois é mais fácil colocar a culpa na dieta. Essa dieta é mais um exemplo da capacidade das pessoas em acreditarem e pagarem por milagres, apesar da falta de qualquer comprovação científica ou evidência sólida. Nosso metabolismo é ALTAMENTE capacitado para eliminar os excessos que vc tenha. Se vc ingerir uma dose quase que letal de álcool por exemplo, seu fígado é capaz de limpá-la em 36h. Tudo o que vc precisa esta na feira livre mais próxima, no mercado, vc PODE fazer sozinha , sem suplementos ou saladas vendidas em caixas, basta querer! Enfim, acredito eu, que a maior limpeza a ser feita deve ser na mente de cada um, não permitindo que ninguém a manipule!

Fique por dentro: O glicogênio armazena (carrega) com ele, 3g de água. Então, se vc ganhar 1kg de glicogênio, ele armazenará 3kg de água=4kg na balança = a vc desmaiada na balança da farmácia. Por isso que qd vc elimina o coitado do carboidrato da dieta, vc perde peso (massa corporal) mas não gordura! Aprende isso pq tem muito médico/nutricionista "fofo" que faz isso só p te "ganhar de cara" . Ai depois não adianta querer fazer macumba nem reza brava pq o estrago já ta feito!!

O uso dos famosos inibidores de apetite e redutores de absorção só dificultam vc chegar a sua meta! Após um certo período, esses medicamentos perdem o efeito devido a mecanismos de tolerância do organismo. Como já disse aqui, nosso metabolismo é inteligentíssimo! Depois de um tempo vc nota que a fome volta a ser como antes, e, geralmente os kgs que vc perdeu reaparecem. Então antes de criar mais um atalho ao invés de reagir e encarar o problema de vez, lembre-se: o importante não é a velocidade e a facilidade que vc emagrece, mas sim com qual qualidade o faz. Se não for feito com calma, sem atalhos, tranquilidade e principalmente ilusão e bom senso, é mto provável que passe a vida se frustrando, ganhando e perdendo peso e junto aquele pacote do pânico com estrias, celulite e flacidez.

Dica: Jejum e restrição calórica extremas levam a uma considerável perda de água e de tecido isento de gordura. O que quer dizer que vc passou fome a toa! Em contrapartida, um equilíbrio calórico negativo (o déficit que quase não menciono aqui rs), induzido pelo exercício físico e pela dieta balanceada, ( o ajuste dos macros e tal) atenua a perda do tecido isento de gordura (músculo) durante o processo de emagrecimento! Não adianta complicar! É só escolher, dietas x, y e z, vulgo, sanfonas ou encarar de vez e mudar a mente, a reeducação alimentar começa pela cabeça, o físico é só consequência!

 Gente!!! Antes de sair por ai seguindo os absurdos das revistas ou dos programas de tv, se informem, busquem COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA, um profissional capacitado e apto a lhes ajudarem e mesmo assim, questionem sempre, não permitam que "empurrem" qualquer modismo à vcs. Hj em dia só visam o $$$. Reeducação alimentar, é a ÚNICA dieta que funciona, ou vc vai passar a vida inteira com uma calculadora no bolso, "contando pontos" e "passando fases" para o simples fato de comer?! Se alimentar NÃO PODE e não deve ser trabalhoso, tem de ser estilo de vida!




Emagrecer mas virar um patê?emoji Restrições calóricas mto severas e prolongadas, dietas da moda, podem levar a perda de peso e em consequência, a flacidez. Uma dica IMPORTANTÍSSIMA é: Perder peso não significa perder gordura! De fi ni ti va men te. Elaborar um plano alimentar balanceado, visando minimizar a perda da massa magra, não fazendo restrição calórica inadequada é fundamental para evitar a flacidez, deficiência de nutrientes e estimular o gasto calórico! Procure ajuda profissional caso não saiba fazer essa adequação, somente dessa forma estará fazendo uma reeducação alimentar de fato!


Curta  FANPAGE Siga  FACEBOOK PESSOAL  INSTAGRAM @lorysilvafit e fique por dentro do mundo saudável!
Use a tag #projetolory em suasfotos no Instagram
Mobli @lorysilva

4 comentários:

  1. nao adianta dieta maluca ... fica um caos]


    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, eu já sofri com isso. E foi assim que passei de magra barrigudinha a obesa deformada ;/
      Mas Graças a Deus abri os olhos e hoje, já emagrecida, como tudo certinho, não pulo refeições e tb não sofro! HAhaha muito bom e mais fácil que essas maluquices!! Bjs

      Excluir
  2. Cada pessoa tem um biotipo que deve ser respeitado.
    Recomendo tb: http://bit.ly/117RBvz

    ResponderExcluir

Posts Recentes

Instagram

Instagram
Sigam @lorysilvafit