quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ter o dia do lixo é necessário?

 Lendo o blog da Lara achei muito interessante o texto que ela escreveu sobre comer fast food quando se faz uma dieta séria, e quando o %fat está baixo.

Quando nos privamos de carbos e porcarias no futuro nosso corpo assimilava tudo isso de forma mais eficiente. Afinal, muita coisa do corpo humano funciona a partir de um emaranhado de vias.
Quando nós temos um percentual muito alto de gordura, na média de 8 semanas com dieta limpa conseguimos baixar bastante. A medida que o nosso peso gordo diminui, vai ficando mais difícil queimar mais gordura. E a leptina (hormônio do tecido adiposo) tem grande relação com isso. Esse hormônio estimula a queima de gordura. E ele cai quando o peso gordo diminui, cai quando estamos em dieta limpa por muito tempo, jejum também...

 Você sabia que pessoas com percentual baixo de gordura queimam mais gordura quando consomem uma comida fast-food? E o responsável por isso é o hormônio do tecido adiposo, leptina. Calmaaaa... não é pra sair comendo as porcarias e achando que vai ficar sarada!!!

O que eu considero um nível de gordura baixo para mulheres: em torno de 12% - a partir desse percentual (lógico que com muitas variantes e individualidade) esse é um bom percentual para enganar o nosso organismo e fazer com que ele queime gordura novamente de forma eficiente!

Entenda o hormônio

A leptina é o hormônio do tecido adiposo, esse hormônio incentiva a queima de gordura. Ironicamente, quanto mais gordura no corpo mais leptina. Quando baixamos a nosso gordura corporal, menos leptina. E por que os gordinhos não se beneficiam dele? Porque tudo indica que eles possuem um mecanismo que desenvolve resistência a ele. :((


Como ele atua: "Como já descrito anteriormente, efeitos periféricos da leptina no
músculo esquelético incluem o aumento da incorporação e oxida-
ção de glicose e aumento da oxidação de ácidos graxos (AG), além
da depleção de triacilgliceróis (TAG), o que promove melhora na
sensibilidade à insulina(27)".
Como a comida influência nisso?

Quando estamos fazendo dieta, após 7 dias o nível de leptina cai em 50% - e isso não é bom para quem tem o percentual de gordura muito baixo. Pois com menos gordura no corpo, menos ainda temos a ação desse hormônio. A ingestão de alimentos (seja aguda ou crônica)  influencia  as concentrações da leptina - "De forma crônica, 10% de redução no peso corporal significam cerca de 50% de queda na leptina circulante,e por outro lado um aumento de 10% no peso corporal pode elevar a leptina em até 300%". Na forma aguda, a alimentação excessiva aumenta a leptina em 50% em até 12 horas. Ou seja, quando fazemos o "dia do lixo". 

Para quem treina sério, exercícios aeróbicos também diminuem a ação da leptina, tudo indica que os níveis desse hormônio caem em 48 horas após 2 sessões.
Ok, essa é a teoria.. mas e a prática?
Mais uma vez, são muitas as vias para a perda de gordura. É saudável comer fast foods e guloseimas, como pizza, sorvetes... Pode ser, mas claro, dependendo da frequência. Toda essa teoria, pela a minha experiência é válida para pessoas comprometidas com os treinos e com a dieta. Pessoas que mudaram (QUE JÁ MUDARAM) radicalmente a composição corporal. Pessoas aplicam teorias e dietas de atletas - como a dieta do Di Pascoale ( a metabólica ou cíclica) pegam a parte mais fácil (o dia da recarga dos carbos) e aplicam na vida de pessoas regulares que mal frequentam uma academia, que nunca fizeram uma avaliação física e acham que podem mudar a composição corporal fazendo o bendito dia do lixo. Quando muitas vezes, os outros dias não mudam muito! RECARGA DE CARBOS é bem diferente de comer porcarias e isso se eleva ao quadrado quando não estamos em um ÓTIMO PERCENTUAL de gordura!
Moral da história: quanto mais sarada + comidas podemos consumir + podemos comer guloseimas.

Texto by Lara Suliano


Tem outro post aqui sobre o dia do lixo


Curta  FANPAGE Siga  FACEBOOK PESSOAL  INSTAGRAM @lorysilvafit e fique por dentro do mundo saudável!
Use a tag #projetolory em suasfotos no Instagram
Mobli @lorysilva

2 comentários:

  1. olá Lory!
    Primeira vez aqui, adorei seu blog!
    parabéns!
    Esstou te seguindo!

    Bjus,
    depois passa no meu cantinho...
    http://euqueroeupossoemagrecer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kawana, tudo bem?
      Que bom que gostou, obrigada!!
      Vou seguir o seu, cheguei a visitar mais cedo, porém tive que sair para almoçar e acabei não respondendo aqui nem seguindo o seu. Mas agora vou voltar pra cidar disso ;)
      Bjsss

      Excluir

Posts Recentes

Instagram

Instagram
Sigam @lorysilvafit