terça-feira, 5 de março de 2013

Vai uma pipoca aí?

Oiiiii!!!

Que tal uma pipoca??

E quem é que não ama pipoca hein? Alguns até pensam que é uma vilã para a dieta. Mas saibam que pode ser uma aliada. 
 

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Scranton (Pensilvânia) mostra que a pipoca, preparada de maneira saudável (pouco al, manteiga, óleo, etc) tem muitos benefícios por ter, na casquinha, polifenóis que são antioxidantes e podem ajudar na prevenção de muitas doenças. Isso porqe a casca da pipoca não tem muita água e acaba haendo um maior consumo do grão. 


 <i>Identifique onde estão seus principais componentes</i><br>A pipoca não deve substituir frutas e verduras. Isso porque elas contêm outras substâncias benéficas
As substâncias protetoras da saúde estão na casca, aquela capa que teima em ficar agarrada nos dentes. E, se o milho que levar para casa der origem a uma pipoca naturalmente amarela ou creme, bingo! Sinal de que a parte fofinha do alimento é ainda fonte de carotenoides. "Essas substâncias também atuam como antioxidantes e, no corpo, são convertidas em vitamina A", ensina a cientista de alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais. A transformação é ótima para o sistema imunológico e para os olhos, que ficam blindados contra degeneração macular relacionada à idade.
 Apesar de grudenta, a casca da pipoca está cheia de atributos. Afinal, nela também estão doses generosas de fibras, substâncias que contribuem para a formação do bolo fecal. "Para eliminá-lo com maior facilidade, é necessário aumentar o consumo de água", lembra a nutricionista Viviane Piatecka, do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região. O melhor é que o papel das fibras não fica restrito a dar um empurrão ao funcionamento do intestino. Elas também são reverenciadas por tornar a digestão mais lenta, prolongando, assim, a sensação de barriga forrada - uma vantagem e tanto para quem quer derrubar o ponteiro da balança. 

Já na parte fofa e geralmente branca dessa pequena notável fica guardado outro amigão do organismo: o amido resistente. O nome, convém dizer, não foi dado à toa. Isso porque ele passa praticamente intacto pelo aparelho digestivo. Só no intestino grosso é que micro-organismos da flora o transformam em ácidos graxos de cadeia curta. "Eles deixam a área mais ácida, favorecendo a proteção contra células cancerosas. Por isso, o consumo de amido resistente tem sido associado à redução do risco de tumores no órgão", detalha Maria Cristina, da Embrapa.  

Mas não vá achando que o sinal está verde para se entupir com a pipoca vendida no cinema ou a industrializada para micro-ondas. Essas são justamente as que merecem estar no banco dos réus - os motivos você conhece nos quadros à direita. O recomendado para se beneficiar das qualidades do alimento é prepará-lo na boa e velha panela, com só um pouquinho de óleo para não formar uma verdadeira bomba calórica. Se desejar, a gordura pode até ficar de fora da receita. "É só colocar uma porção de milho em um saquinho como aqueles para pão e vedá-lo na ponta. Depois, deixe por alguns minutos no micro-ondas", instrui Eduardo Sawazaki, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no interior paulista. Está aí um lanche para ninguém botar defeito. 
 <b>Sal:</b> coloque-o durante o preparo para ser bem incorporado à pipoca | <b>Milho:</b> a casca é dura, mas explode ao esquentar! A pipoca fica branca e cheia de amido resistente |<b>Óleo:</b> opte pelos vegetais ou azeite | <b>Mexa:</b> diminui o risco de deparar com milhos não estourados na panela

O preço da praticidade

A pipoca de micro-ondas é rica em gordura trans, que eleva o colesterol ruim, o LDL, e diminui o bom, o HDL. "A versão light tem menos calorias, mas a gordura ainda está lá", alerta a nutricionista Viviane Piatecka.



E aí? Eu sempre como à noite, não é todo santo dia!!! Mas como com pouquíssimo sal. E dá pra fazer sem óleo ok. Coloca o milho naqueles sacos de pão (de papel) e leve ao microondas. 
 Não substitui uma alimentação viu gente, por favor. É mais um 'complemento' de lanche rs...Bjinhos



Curta  FANPAGE Siga  FACEBOOK PESSOAL  INSTAGRAM @lorysilvafit e fique por dentro do mundo saudável!
Use a tag #projetolory em suasfotos no Instagram
Mobli @lorysilva

4 comentários:

  1. Adorei as dicas

    eu amo pipocaaaaaa

    bjuxxxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
  2. Eu tb Monikinha, sempre como sem medo, mas pouco sal e sem óleo. Depois de saber dos benefícios melhor ainda né? É só não exagerar :)

    ResponderExcluir
  3. E ai minha inspiração.. Como vai vc?? Depois que eu emagrecer tudo que quero (que já está bem próximo) vou querer vir aqui tomar umas diquinhas pra crescer!!) Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, to bem e vc? EU acho, depois de ter visto uma foto no blog, que tu já emagreceu tudo que queria. Tá muito bem, rosto fininho!!! Vamos que vamos! :P
      Bjss

      Excluir

Posts Recentes

Instagram

Instagram
Sigam @lorysilvafit