quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Você sabe dietar?

Você sabe qual o segredo da dieta?

Sempre surgem perguntas: “como consigo emagrecer?” ou “como fico com o corpo lindo?”.
 É simples, só precisa de motivação e determinação, mantendo uma dieta equilibrada e permanecendo sempre ativo, sem deixar cair na tentação do sedentarismo e do excesso alimentar!

O segredo do emagrecimento saudável não é mergulhar-se em dietas da moda e, sim, fazer uma alimentação regrada e dosada de acordo com o que está acostumado. Para isto, coma de todos os grupos alimentares um pouco, ingerindo variedades e, principalmente, observando e controlando as porções dos mesmos alimentos de acordo com suas necessidades diárias.
Veja a lista da BBC para a alimentação saudável:

Frutas e legumes
São um terço de sua dieta diária e devem ser consumidas como parte de todas as refeições, além de ser a primeira escolha para um lanche.
Você deve comer, pelo menos, cinco porções de frutas e legumes todos os dias. Pesquisas sugerem que ingerindo este grupo alimentar pode prevenir o câncer, a obesidade e outras doenças crônicas, como doença cardíaca.

Pão, arroz, batatas e massas
Este grupo de alimentos deve também fazer parte de um terço de sua dieta. Eles contém hidratos de carbono, que são a principal fonte de energia do corpo.
Quando optar pelo consumo de grão, escolha os não refinados, pois contém todos os nutrientes. Alimentos integrais são ricos em fibra e outros nutrientes que resultam em muitos benefícios a saúde, sendo que estudos mostram uma prevenção de câncer, diabetes e doenças do coração.
Estes próximos grupos de alimentos também contêm nutrientes essenciais para a nossa alimentação, por isso é importante não deixá-los totalmente de lado, porém, consumí-los com moderação.

Leite e produtos lácteos
Estes devem ser consumidos com moderação, devido ao seu conteúdo elevado de gorduras saturadas, mas são uma importante fonte de cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos e dentes. Escolha alimentos com baixo teor de gordura ou com gordura reduzida.

Carne, peixe, ovos e feijão
Este grupo inclui alimentos animais e fontes vegetais de proteína, que é o principal componente estrutural e funcional de todas as células. A proteína fornece ao corpo entre 10 e 15% de energia na dieta.

Os alimentos e bebidas ricos em gordura e/ou açúcar
Este grupo compõe a menor porção a ser ingerida e inclui alimentos que devem ser consumidos apenas com moderação, pois, embora sejam uma importante fonte de energia, eles contêm muito poucos nutrientes e muitas vezes são conhecidos como “calorias vazias”.
Alimentos deste grupo são ricos em componentes não saudáveis, tais como gorduras saturadas, trans, açúcar e sal, – todos os quais estão associados com um risco aumentado de desenvolvimento de certas doenças.
São uma ótima forma de aumentar o paladar de alimentos não tão saborosos, porém, importantes. Exemplo: azeites em saladas.
Consuma com moderação!

Como comer uma dieta equilibrada
Ingira uma variedade de alimentos para obter nutrientes essenciais. Só assim conseguirá ter uma dieta farta, porém equilibrada e saudável.

Manter uma dieta saudável e equilibrada
- Refeições principais com alimentos ricos em amido.
- Ingira muitas frutas e vegetais.
- Inclua peixes nas suas refeições.
- Reduza a gordura saturada e açúcar.
- Tente comer menos sal – não mais do que 6 gramas por dia.
- Exercite-se e tente manter um peso saudável.
- Beba muita água.
- Não “pule” refeições.

O tamanho da porção
Nos últimos anos, as porções dos pratos foram ficando cada vez maiores com introdução de guloseimas e produtos industrializados. As refeições dos nossos bisavós eram: arroz, feijão, carne e salada. PONTO! Era o que tinha. Agora, temos um leque de opções e tentações.
Quando fizer seu prato do almoço, FRACIONE! Se ele estiver muito cheio, divida no meio em almoço e janta. Espere 20 minutos após a refeição até que seu cérebro perceba que está satisfeito. Assim, comerá o suficiente!

Densidade de energia
Esta é a quantidade de energia armazenada nos alimentos. Apenas 1g de gordura fornece nove calorias, o que é mais do dobro das calorias em 1g de proteína ou carboidrato. Isto significa que você pode sentir-se satisfeito com menos calorias, se você escolher os alimentos certos e, a longo prazo, você tem menos chances de engordar.

Hábitos alimentares mudam lentamente, mas TENTE:
- Experimentar novos alimentos.
- Aprender a cozinhar ou fazer um curso de culinária.
- Pensar positivamente para atrair a motivação.
- Incluir exercícios no seu dia a dia, pois ele ajuda a manter o peso corporal, equilibrando os consumo de energia e a produção de energia.
- Se não tem tempo de se exercitar, troque o elevador pelas escadas, vá andando ao trabalho, etc.
Não tem segredo!!! É simples. Basta esforçar-se!!!



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9 comentários:

  1. Ótimo post, me ajudou muito ... mudar não é tão difícil, só precisamos ter muita força de vontade né?!

    Bjs

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  2. Com certeza Aline! Dietas milagrosas com promessas de emagrecimento rápido não adiantam! O que vale mesmo é reaprender a comer e fazer atividade física. Não precisa ter alimentação restrita para ter um corpo legal, a depenmder do seu objetivo. Bjs

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  3. Lory eu também tenho um blog e estou em busca de ganhar massa muscular, sou magra e estou lutando pra isso.
    Eu gostei muito do seu blog! forçaa!
    Se quiser visitar o meu é o : http://belezaisaude.wordpress.com/
    Beeeijos

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    1. Oi Pam, tudo bem?
      Muito obrigada. Vou visitar o seu e claro seguir tb. Força que amos conseguir!!! Bjsss

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  4. Sigo esse princípio!!! Essa coisa de restrição de carbos ou proteínas não funciona pra mim!!! Claro que substitui as gorduras saturadas por outras mais saudáveis.. 5 bananas?? Vc é uma macaquinha mesmo!!! Bjs!!

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    1. Isso aí Marcos. Eu cheguei a fazer zero carbo um tempo, mas nessa época eu não ligava se iria perder massa muscular, deu certo mas as dores de cabeça me acabavam.
      Simmmm kkkkkk é uma fruta que eu amo e quando tô com vontade de comer um docinho só elas mesmo com whey de chocolate pra ajudar rs. Bjss

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  5. To indo ai na casa da tua tia coletar as frutas dela no pé, ai já conheço vc e cumpro duas metas em uma só!!! Bjs

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    1. auhuahuuh imagine um lugar que tem tudo que é tipo de árvore!! Caju, manga, amora, lima, laranja etc..:D
      Pois é, venha mesmo!! Bjs :*

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