terça-feira, 19 de junho de 2012

DIA DO LIXO, FAZER OU NÃO?


Dia do lixo, fazê-lo ou não? Eis a questão!
Vou compartilhar com vcs o texto do Manoel, muito útil pra que faz dieta séria.


Normalmente é aos finais de semana que nossos perfis se entopem com aquelas frases feitas, vangloriando a sexta-feira como se fosse o dia de nossa redenção na terra... Até entendo que para uns seja realmente um dia de ‘libertação’, porém não compactuo dessa idéia, não por nada, mas por estar aprendendo a tirar de cada dia um motivo especial para se sentir feliz, e não somente aos finais de semana.

E assim é também com quem treina ou faz dieta, aos finais de semana, por estarem (ou pelo menos dizerem estar) engajados em um programa de treinamento e (ou) dieta um pouco mais direcionado, anseiam por esses dias para poder fazer o famoso ‘lixo’.
Mas e aí? Será que realmente é interessante, ou como muitos dizem, é necessário fazer o tal ‘lixo’?

Geralmente quem esta no começo de um programa de dieta e (ou) treino vê resultados mais rápidos, acredito que pela quebra da ‘zona de conforto’ da qual essa pessoa estaria, porém nosso corpo tem uma capacidade extrema de se adaptar aos comandos dos quais o levamos (seja treino ou dieta ou qualquer outra coisa, seja ela boa ou ruim, como no caso de pessoas que sofrem algum tipo de acidente e aprendem a conviver com tal deficiência de forma natural com o passar do tempo). No caso da dieta que é o assunto principal aqui, isso ocorre como um mecanismo de defesa a própria vida, pois nosso corpo interpreta da seguinte forma: ‘Estou recebendo um tanto ‘X’ de calorias para manter minhas funções vitais (Como coração batendo, cérebro funcionando, rins e fígados, etc. e ainda tenho que ter energia para os exercícios físicos... É melhor eu desacelerar para que não falte combustível!).
Pronto! Ai esta feita a adaptação, ou seja, ele passa a trabalhar mais lento para que não falte energia para manter ativas as funções realmente primordiais de nosso organismo, por isso com o passar dos dias os resultados demoram mais para aparecerem, seja para eu ou você, que busca aumentar o volume muscular, ou que deseja incinerar gordura!

Mas e aí Manoel, o que isso tem a ver com a pergunta do ‘lixo’?

Pois é, mas se eu não explicasse o que ocorre com nosso organismo quando estamos em dieta, não daria para eu responder a questão sobre o famoso ‘dia do lixo’!

Simplificando pra vocês...

Uma forma de burlar essa ‘adaptação’ é tirar um dia da semana para aumentar o número de calorias da qual esteja ingerindo, com esse raciocínio, também se pode entender que é para aumentar o número de calorias de qualquer forma, sem se preocupar com os nutrientes nelas contidas, daí o que muitos pregam que é necessário fazer o ‘lixo’...
Cada um no seu quadrado!

Eu não acho necessário fazer o ‘lixo’, porém seria inteligente de nossa parte, aumentar o número de calorias ingeridas uma vez na semana para promover essa quebra de homeostase citada acima, mas a zorra toda é que muita gente vai lá e se entope de porcaria, muitas vezes estragando o trabalho da semana toda, e o pior é que sempre sobra para o nutricionista, personal ou até mesmo para a coitada da mãe ou cozinheira... “Estou gordo porque minha mãe ta colocando muito sal no frango e estou retendo!”. Uma coisa muito óbvia e que costumo sempre dizer é que resultados são proporcionais ao esforço, então se atentem para quem e os que realmente estejam atrapalhando os seus resultados, seriam os ‘terceiros’ ou você mesmo?

Lógico que não to aqui pregando a ninguém que deixe de comer algumas guloseimas das quais gostem, mas que deixem essas para ocasiões realmente especiais e mais do que isso, que tenham um controle quando optarem por essa fazerem, para que não jogue por água abaixo todo o esforço que supostamente os fazem vangloriar o final de semana.

Costumo sempre usar um ditado para ilustrar isso:

‘Quando você tem um quintal sujo pode cair uma arvore inteira nele que não irá parecer, porém quando você tem um quintal muito limpo, qualquer folha que nele o caia irá parecer que ele esta imundo!’.

E o seu quintal, como esta?

Espero poder ter esclarecido a dúvida de vocês, uma ótima semana a todos e até a próxima!

P.s: A foto que ilustra o presente post, fiz em homenagem as minhas amigas e assessoradas, baseado em cima de relatos desesperados das mesmas na segunda-feira!

créditos: MANOEL JUNIOR
contato_manoeljr@hotmail.com

8 comentários:

  1. O meu quintal tá meio sujinho, heim rsrs
    Mas to faxinando ele desde ontem, vamos ver se dou conta de manter :P

    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. final de semana é cruel pra qualquer pessoa neh.....ai ai ai....

    ResponderExcluir
  3. uhauhaahuahu eu outro dia comi um docinho daqueles que a gente vê e baba, aff tinha feito a dieta certa, fui na festa e não comi, tomei só água lá. Quando cheguei em casa comi o bendito, culpa de quem pegou e levou né kkkkkkk. Pois bem, nesse dia entitulei do meu dia do lixo. Na outra semana comi 1 fatia de bolo, menos bad né. Essa semana exagerei na batata doce, tô aprendendo, se é pra sair da dieta vamos sair mas comer algo de baixo IG. Pelo menos até minha gordura baixar bem, pois tá difícil gente, que isso...

    ResponderExcluir
  4. Meninas quando eu lembro que tem mais de 4 meses que não bebo coca cola que eu era viciada aaaaaah..esses dias quase eu caia naa tentação por ser domingo e 'dia de lixo'. kkkkkk
    Bora limpar esses quintais kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Como voce colocou essa música em seu blog?

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, só agora vi seu comentário, desculpe.
    Na verdade nem lembro mais. Pesquisei aqui na net. Mas lembro que foi com link do vídeo do you tube, modificando algumas partes.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post! Muito elucidativo.

    Ouvi a primeira vez sobre dia do lixo no site do Senhor Tanquinho, nesse post aqui: http://www.senhortanquinho.com/dia-do-lixo/ e desde então fiquei fã! Sempre busco saber mais sobre... afinal, quem foi que disse que não dá para emagrecer... COMENDO? rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá! Parabéns pelo texto, está muito elucidativo...
    Comecei a fazer dia do lixo porque comecei a seguir uma dieta no blog Senhor Tanquinho, e ela que mandava fazer e explicava os motivos: http://www.senhortanquinho.com/dia-do-lixo/
    Agora eu sempre procuro mais informação a respeito, porque como será possível emagrecer comendo??? rsrs
    Muito bom, parabéns pelo blog!
    Abraços

    ResponderExcluir

Posts Recentes

Instagram

Instagram
Sigam @lorysilvafit