quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dieta - Como começar?




Dietas... Estou fazendo este post para os futuros atletas e ex-gordinhos (as).

Quase tudo na vida depende só de nossa força de vontade, a questão de peso entra neste quadro, depende se a pessoa quer mesmo, não da vontade de terceiros.Neste momento deve ter gente se perguntando, O que este cara está falando?. O que ele entende?.
Veja ESTE post antes... já viram kkk, então já sabe que posso falar do assunto, e entendo muito bem tanto os problemas com os sentimentos que um gordo tem.Quando passamos uma faixa de peso, Ex.: Eu tinha 90 quilos e de repente me vi com 113 quilos, kkkk bota de repente, já neste caminho eu lembro que eu pensava, ahhh que se ferre, vou fazer dieta nada, não estou nem aí, está bom deste jeito, já estou casado (está é a maior sacanagem, mas cada um sabe o risco que corre hahahahah),etc... E parece quanto mais peso ganhamos vamos nos conformando mais e saindo da realidade. Amigos gordinhos(as), parem um pouco e pense, quantas coisas vocês deixaram de fazer, desde quando soltaram os freios? Além do aspecto físico que já fica com grandes limitações, tem a saúde e a auto-estima que são as mais afetadas, inúmeras doenças podem atacar nosso organismo por causa da alta taxa de gordura.
Não adianta correr atrás de dietas milagrosas, aquelas que te prometem emagrecer em poucos dias sem fazer esforço físico...Tudo balela! Não entrem nestas roubadas, na maioria das vezes além de não resolver nada, você ainda pode ganhar algum outro problema de saúde. Tudo que é muito drástico também geralmente não dá muito certo, pode te fazer emagrecer, mas depois a pessoa não consegue manter por muito tempo, e na maioria das vezes o efeito sanfona vem com força, e acabamos ganhando até uns quilinhos a mais do que já estava.
Vamos ao que interessa, temos que conciliar uma educação alimentar e a pratica de algum esporte, aqui vou colocar a musculação, pois acho que é a base ou teria de ser a base para qualquer esporte, pois ela atende a tudo que nosso corpo precisa.
Alimentação:
Nosso organismo é muito inteligente, e sabendo disto temos que entender como ele funciona para podermos fazer ele nos ajudar neste projeto de deixar de ser gordos. Quando falo para alguns conhecidos meus que a primeira coisa é organizarmos nossa alimentação, na maioria das vezes não acreditam . Mas, pode acreditar temos que saber sim... Como, o que comer?. Quanto comer?. Quantas vezes tenho que comer?
Como comer?
Primeiro, como muitos já devem ter visto e lido, temos o famoso dia do lixo. Eu não acredito no dia do LIXO para quem esta querendo emagrecer, preste atenção estou falando de uma pessoa Gorda, Obesa e não de um Atleta que está fazendo sua dieta de rotina, para riscar, pois ele já tem tudo sob controle, e sabe o que pode ou não pode. Calma, você pode chegar lá, digo por experiência própria. Pensando que você depois de seus 3 anos de idade, já comeu muito lixo, então não vai morrer se ficar por algum tempo sem. O que é LIXO?Esta expressão é usada para Frituras, alguns Doces, Gorduras, ex.: Pacote de Salgadinhos, Bolachas Recheadas, Sucos Artificiais, Bebidas Alcoólicas, Tira Gostos em Geral, etc...Atenção, não mencionei a Gordura Trans, pois para mim ela não é lixo e sim Veneno. Ah, falando de veneno, sabe lá no interior ou até na cidade grande, é muito comum fazer a comida usando Gordura de Porco, imagina só para limpar a panela já é F!!@#, pense só o que ela faz em suas artérias...

Voltando, vamos cortar ou limitar o consumo de alguns alimentos

Ex.: Frituras em Geral. Obs: com uma boa frigideira consegue-se fazer ovos, carnes vermelhas, peitos de frango etc...sem usar óleo. Troque suas batatas fritas por assadas.
       Doces: com Chantilly, Doces com Creme de Leite, Doces feitos de Massa Folhada em Geral, Donuts, Bolachas Recheadas (isso nem se fala), Salgadinhos de Saquinhos em geral e etc... é melhor eu falar o que é menos mau comer já que é uma Dieta, Chocolates Bitter ( 70% Cacau), um pedaço de goiabada, frutas. E não é para comer todos os dias, e se for comer, nunca comer no jantar ou depois das 18:00 horas.
Dica: Eu fazia e ainda faço quando estou na época de dieta, compro gelatinas com zero calorias e boto tudo no frezeer, virá quase um sorvete, já mata aquela vontade, ou faço uma papa de Whey Protein.
       Frutas: Frutas, elas contém frutose. O que é frutose?
É o açúcar encontrado nas frutas, cereais, vegetais e no mel. É mais doce que a sacarose, que é o açúcar refinado comum, encontrado em cana-de-açúcar, que é um dissacarídeo proveniente da junção da frutose com glicose ( nossa famosa Dextrose).
Não estou falando para pararem de comer frutas, mas é para não atacar a fruteira, comendo de preferência junto com alguma fonte de proteína nas horas dos lanches da tarde, como vamos ver logo mais. Sucos, enquanto comemos uma maçã, uma laranja, um cacho de uvas, para fazermos um copo de suco de laranja se usa +- de 4~5 laranjas, e assim acontece com as outras frutas. Eentão vendo por este lado, é melhor comer uma laranja, ou comer uma maçã.
Dica: Troque os sucos de frutas por Chá Verde, ou qualquer outro tipo de chá, de preferência sem açúcar.
Carboidratos: Limitaremos o consumo dos Carbos até às 18:00 da noite, hahahha escutei daqui, E o meu Jantar?. No jantar nada de arroz, feijão, batatas, etc.... O ideal são legumes cozidos (de preferência no vapor), folhas verdes e um grelhado, melhor se for de carne branca, sem gordura e pele. Depois de prontos, regue com uma colher de sopa de azeite de boa qualidade. Sempre é bom lembrar para comer devagar. O cérebro leva 20 minutos para entender que já estamos alimentados. Caso não consiga comer devagar, coloque um relógio em sua frente e se obrigue a comer em 20 minutos.
Espero ter colaborado e incentivado a sua dieta!
Quanto comer?. Quantas vezes comer?.

Quanto comer?. Quantas vezes comer?.

Coloquei estas duas perguntas juntas, pois vai ficar mais fácil, para você entender. Como vimos lá em cima, nosso corpo é inteligente, se ficarmos muito tempo sem comer, nosso organismo irá guardar o máximo do alimento consumido para ir usando de energia ao longo do tempo, pois ele sabe que depois desta refeição que ele esta recebendo vai demorar muito até chegar a próxima, sendo assim se ele não tiver uma reserva, vai faltar energia para as próximas horas, e assim sempre vai sobrar um pouco e esta sobra se transformará em gordura. Muitas pessoas, no café da manhã, quase não se alimentam, outras tomam só um cafezinho, depois passa da parte da manhã até o almoço, sem comer nada. No almoço, como na maioria das vezes estamos trabalhando, ou fazemos uma refeição fora (restaurantes, lanchonetes, ou até marmita) também não nos alimentamos como deveríamos, exagerando nas frituras, carboidratos e até doces. Pô, ele falou que não podíamos comer carboidratos depois das 18:00, e agora vem falar deles no almoço. Ahahah, calma. Estou falando que muitas pessoas na hora de fazer o prato de refeição por ex. no restaurante Self-Service, se empolga e coloca, arroz, feijão, salada de maionese, batata frita, e aquele bife à parmegiana. Pode comer carboidratos, mas veja de novo o prato, nele contém 3 tipos de carboidratos, arroz, salada de BATATA e a BATATA que ainda é FRITAAAAAAAA, está super errado.
Vamos montar um prato com arroz, feijão, uma proteína(bife ou frango, preferencialmente grelhados ou cozidos) e salada. Evite beber líquidos enquanto come. Se for impossível resistir à uma sobremesa, prefira um pedaço de fruta fresca ou seca.
Para ficar mais fácil vou montar assim:
Uma pessoa que acorda as 6:30 da manhã, começa sua primeira refeição +- as 7:00h (café da manhã), 9:30h (lanche da manhã), 12:00h (almoço), 15:00h (primeiro lanche da tarde), 17:30 (segundo lanche da tarde), 20:00h (jantar), ao todo são 6 refeições ao longo do dia. Caramba, não consigo, meu horário é apertado, não vou ter tempo para comer estas refeições todas. Desculpas, desculpas e mais desculpas. Chega, se você estiver disposto mesmo a mudar sua vida para MELHOR, tenha força de vontade,  ai garanto que você vai conseguir, pois eu consegui, e eu trabalho de peão numa fabrica no Japão, e mesmo assim, hahahah comia e ainda como escondido! Mas, o meu problema eu resolvi, então dá seus PULOS.

Café da manhã:
7:00 : Há varias opções de café da manhã, então vou citar uma como base. 1 fatia de pão integral, 1 fatia de peito de peru, ou algum outro sem gordura, 1 fruta (1/2 papaya por exemplo) 1 xícara de café com leite

Lanche da manhã:1 fruta , pode ser uma banana ou maçã ou um iogurte desnatado.

Almoço:
12:00h, Arroz Integral 3 ~4 colheres de sopa, 1 concha de feijão, 1 ovo (cozido ou Frito), se for frito, fritar sem óleo, 1 bife de carne vermelha magra no tamanho da palma da mão ou peixe, se for peixe pode ser um pouco maior, também sem usar óleo para fazer o bife,.Saladas ( alface, tomate, couve-flor, brócolis, beterraba, e etc...), nada de batatas, se for comer batata terá que descontar do arroz. A salada temperar com azeite extra virgem e sal. O azeite será muito importante, ele rico em polifenóis, e ajuda a dissolver os depósitos de colesterol ruim.

Primeiro lanche da tarde / Segundo lanche da tarde: Os lanches podem ser : uma fruta fresca, um punhado de frutas secas, iogurte ou leite de soja. Evite barrinhas de cereais (principalmente com chocolate ou muito açúcar). Biscoitos , pães e bolos nem pensar.


Jantar:
20:00h, 1 peito de frango grelhado do tamanho da palma da mão, salada à vontade. Nada de Carboidratos.
No começo esta será a pior hora, pois seu estômago e sua cabeça estão acostumados com a quantidade, e terá que se reeducar. Foi a hora que eu senti mais, pois eu também como um bom gordo que fui, sempre tive preferências de pratos, e as minhas sempre eram os pratos Grandes e Cheios, e ainda depois de bater um pratão, ainda vinha o segundo tempo com o Replay dos melhores momentos hahahahha. Então não vou te dizer que será fácil esta hora do dia, o que posso é te dar umas dicas. Primeiro uns 10 ,minutos antes de jantar eu tomava um copo de água, e na hora do jantar eu fazia uma bacia, isto uma bacia de salada, com quase um pé de alface, tomate, meia cenoura ralada, umas duas colher de milho, algumas azeitonas para alegrar o paladar e brócolis, 1 filé pequeno de frango grelhado e um tofu (queijo de soja) grande com shoyu.
A maior dica de todas é sempre carregar sua comida e seus lanches. Não tenha vergonha! Evite ir ao supermercado com fome, primeiro coma depois vá. Com fome queremos comprar tudo que vemos pela frente.
Quando fracionamos as refeições, chegamos ao final do dia menos ansiosos e com menos fome. O que significa que não vamos "atropelar" o prato de comida.
Como eu tinha a minha esposa ao meu lado me ajudando, a minha dieta ficou muito mais fácil. Portanto se você não mora sozinho(a), converse com seus familiares e explique sobre sua nova dieta. Pode ser que eles se animem a fazer também, ou pelo menos te ajude à seguir em frente.
Na parte de alimentação é isto, agora temos a parte de suplementação.
Agora só falta, escolher uma atividade física, e começar uma nova vida. Caso você se anime mesmo e queira fazer musculação, leia a apresentação http://ftforcatotal.blogspot.com/2011/08/apresentacao.html.


Créditos para: Força Total Blog

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